2 de fevereiro de 2018

Postagem 2.125

B   R   A   S   Ã   O



Brasão dos BEDIN'S do Brasil


É com prazer que lhes apresento o BRASÃO dos BEDIN'S do Brasil.

Eu sou ANTONIO BEDIN, criador e administrador deste blog e minha história é a 98ª.
Sou neto de italianos vindos de Montelo Del Vollgapo –Treviso-Veneto, cuja história está na 2º postagem do blog.

Após anos de procura, não encontrando nenhum BRASÃO confiável que representasse a família, resolvi estudar o assunto e criei um para preencher esta lacuna.

O BRASÃO é uma criação minha e desenhado pelo SR. Ivan Petita

Por que pensar num BRASÃO dos BEDIN'S do Brasil?

Por acreditar que os BEDIN'S do Brasil, mesmo tendo a cidadania e passaporte italianos, são diferentes dos demais descendentes italianos que vivem em outros países. Nós aqui no Brasil, somos mais brasileiros que italianos, ao contrário de outros países onde os descendentes se consideram italianos, mesmo morando fora da Itália. Nós nos consideramos brasileiros descendentes de italianos.
 Como gosto muito de futebol, vou dar um exemplo relacionado a esse tema. Antes da 2º guerra havia no Brasil várias equipes com o nome italiano de PALESTRA ITÁLIA, e seus torcedores consideravam-se palestrinos, hoje com a mudança, somos palmeirenses, cruzeirenses etc.Ou seja, ainda mantivemos raízes italianas, porém com características brasileiras.
Outro exemplo da permanência cultural com alterações locais é a língua. Não temos escolas públicas que ensinam a língua italiana e mesmo um dialeto chamado Venetian só é falado por algumas pessoas do Rio Grande do Sul. Isso porque os meios de comunicação e as escolas só falam o português do Brasil. Isso mostra mais uma vez que somos brasileiros, falamos o português, mas preservamos nossas origens italianas.
Considero-me um idoso, e me lembro que no meu tempo de criança e adolescente e mesmo já adulto, chamava a nossa avó de nonna e nosso avô de nonno. Hoje minhas filhas e minhas netas dão risadas quando nos referimos ao nonno e nonna.
Quando éramos jovens, costumávamos almoçar aos domingos com a família e a famosa macarronada da nonna estava sempre presente.  Achávamos que era uma macarronada italiana. Hoje sabemos que aquela macarronada foi uma criação dos italianos brasileiros, diferente das que comemos na ITÁLIA.

Essas foram as referências que tive para criar o brasão. Então vamos a ele.

A parte superior e laterais são desenhos originais da maioria dos brasões e da regra da heráldica. O centro, dividido em três partes. Na parte superior,ao fundo, temos três barras nas cores verde, branca e vermelha, simbolizando a bandeira italiana, para demonstrarmos que somos descendentes de italianos. Em sobreposição, uma bandeira brasileira, para demonstrarmos que somos brasileiros.
Na parte inferior, há o desenho de um lavrador, referência aos nossos antepassados que vieram da Itália e que foram para o interior. Eles eram, em sua maioria, lavradores.
Na segunda parte, temos o desenho de um trabalhador urbano. Remete-nos ao presente, já que a maioria de nós atua em setores relacionados ao contexto de diferentes cidades brasileiras, como tenho demonstrado nas redes sociais através do projeto “Nessa cidade também tem BEDIN”.

Minhas pesquisas e apresentações das histórias de alguns BEDIN'S pelo mundo são fruto da admiração que possuo pelos meus ancestrais e é esse exemplo que espero deixar para minhas filhas, netas e todos os BEDIN'S. Espero que o brasão venha ao encontro desse desejo e que traga a todos nós BEDIN'S, doces lembranças de família e a satisfação de sermos brasileiros com o coração italiano.


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem, meu avô se chamava Domingos Bedine e não sei porque raios fomos registrados como
    "Bedine".
    Meu pai se chamava Jair Bedine.
    Meu tios(a);
    José Bedin.
    Osmar Bedim.
    Antônio Bedine
    Nair Bedin.
    Todos irmãos dos mesmos pais, porém com o final do sobrenome um pouco diferente, bedine, bedin, bedim.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não entendo só vejo sobrenomes italianos de Bedin e Bedini meu pai é italiano e meu sobrenome é registrado como Bedim e nunca vejo esse sobrenome em lugar nenhum só aparece Bedin e bedini

    ResponderExcluir
  3. Acredito ser erro de cartório não levado muito a sério, meu pai é Bedim, e os primos dele são Bedin FDS da mesma família

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Bedum com M, meu avô Bedun com N. Erro nítido de cartório. Não conheço a origem do meu nome, encontrei muito Bedun na França. Alguém sabe me falar sobre?

    ResponderExcluir