17 de novembro de 2022

Postagem 4.326

BEDIN V.I.P.

VALENTINA BEDIN

Ver a imagem de origem 

Valentina BEDIN

"NÃO DE MÃOS VAZIAS, MAS COM UM VAZIO A PREENCHER"

O público através dos olhos de um pequeno grupo de meninos GS da Emilia Romagna. Os convites, a espera, a viagem de autocarro, a Praça de São Pedro, o regresso... Aqui estão as suas histórias

04.11.2022


Afinal, nós adultos, viajando de ônibus para Roma com os alunos da Juventude Estudantil de Módena e Lugo , temíamos ter ousado demais, pedindo silêncio e mostrando um vídeo sobre a vida de Dom Giussani. E em vez disso, como muitas vezes acontece, a realidade e o coração nos ultrapassaram além de todas as medidas, e os meninos nos testemunharam que a vida de que precisamos os alcançou, os levou e os tornou um espetáculo para quem tem a alegria de conhecê-los. Cada um à sua maneira, com o seu tempo, disse-nos quem é Dom Giussani para si , e com renovado espanto percebemos que o encontro com Jesus através do carisma de Giussani acontece e continua a acontecer de novo, acontece de novo hoje - para eles. para nós através deles.Aqui estão algumas histórias.
(Valentina BEDIN, professora)


Até 15 de outubro estava matriculada na Juventude Comunista . Até aquele dia eu era bastante fiel à festa, indo regularmente a convenções e reuniões, mas o que senti no sábado nunca havia experimentado: quando senti a piedade e a coragem de Rose, quando ouvi sessenta mil pessoas cantando em uníssono, aquela casa de cartas, que eu havia construído, desmoronou de repente. Eu costumava ir à Juventude Estudantil apenas para ver como "esses idiotas" viam Deus , e por isso peço perdão. Agora não consigo pensar em mais nada e é por isso que decidi cancelar a inscrição na festa.
Carta assinada

A primeira vez que me disseram que o Papa nos havia convidado para uma audiência pelo centenário de Giussani, fiquei maravilhado não com a notícia em si, mas com a reação dos adultos da comunidade e de alguns amigos meus, felizes a mil na ideia deste encontro . Essa "euforia" em seus olhos eu encontrava cada vez que o tema surgia e não conseguia entender sua impaciência para ir ver o Papa, que para mim sempre foi uma figura sem sentido e distante da minha vida, o chefe do Estado da Igreja . Eu estava impaciente para ir a Roma para seguir o caminho proposto pela empresa que me faz feliz, e não para conhecer a figura "abstrata" do Papa.Quando então, na Praça de São Pedro, vi o povo exultante com a passagem do papamóvel, agitando os braços e gritando o nome de Francesco, achei que a reação deles foi exagerada. No entanto, assim que o Papa terminou de falar, fiquei maravilhado: suas palavras, mas sobretudo sua humanidade, me tocaram porque ele falou de mim, não coisas abstratas, ele falou sobre minha experiência na Juventude Estudantil, meus problemas e minhas minhas dificuldades, elogiando o trabalho de Dom Giussani e exortando-nos a fazer ainda mais. Voltando para casa, percebi que a admiração de meus amigos pelo Papa não vem da posição que ocupa, mas de sua humanidade e simplicidade ao lidar com os problemas humanos. Esta é a razão que me levou a estimá-lo.
Gabriel

Quem é Dom Giussani para mim? É um nome que sempre ouvi, mas nunca tive a curiosidade de ir ver quem ele é e o que fez. Nos últimos meses, estou me perguntando por que tantas coisas. Por exemplo: vivemos de 0 a 70, 80 ou 90 anos, então por que temos que ir à escola, arrumar um emprego... Afinal, nosso destino já está traçado. Todos nós morremos, qual é o ponto? Por que devemos nos comprometer a fazer algo em uma vida limitada? Em vez disso, Dom Giussani não fez esse raciocínio. Deixou uma marca, que ainda tenho de conhecer, descobrir e compreender. Portanto, não somos totalmente inúteis.Podemos ter nosso nome lembrado. Este pensamento veio-me talvez também por causa das palavras do Papa sobre a época. O que é precioso, não deve ser desperdiçado. Pode parecer uma frase trivial, mas é incrivelmente verdadeira. Até agora, sempre tive como certo que não estou perdendo tempo, mas na verdade não estou respeitando esse propósito. Ir a Roma me ajudou a entender isso, embora eu já soubesse, mas não queria admitir. A certa altura o Papa disse em tom mais sério para não perder tempo conversando. Fiquei impressionado com a urgência e necessidade de sua voz expressa.
Ana

A viagem a Roma e a audiência foram um dos grandes momentos de descoberta de mim e de Dom Giussani. Eu sabia que poderia ir apenas alguns dias antes da partida e isso me fez experimentar a viagem de ônibus de forma extraordinária. Pediram-nos silêncio para vivenciar o gesto como uma peregrinação e aproveitei para ler algumas páginas da biografia de Giussani. E a todos eu queria ler o episódio do Capaneo de Dante. Sábado, acordar às seis depois de uma noite passada em um saco de dormir no chão da reitoria de Santa Maria delle Grazie alle Fornaci, café da manhã no bar e às sete já na fila, arrastado por Ciccio, chefe da Juventude Estudantil, que dia parecia uma manhã de Natal infantil. Você podia ver em seus olhos. Então chega o Papa, depois de uma espera muito cuidadosa, é bom encontrar amigos distantes, vê-los ao longe ou até saber que eles estão ali. Não sei o que esperava, mas aquele homem nos pediu para fazer mais, viver como irmãos e amar a Igreja. Ele nos mandou para casa não de mãos vazias, mas com um vazio a preencher.Nos momentos seguintes eu estava diferente, olhava as pessoas de forma diferente, os dias seguintes eram diferentes. Vivi vendo o Mistério em coisas aparentemente triviais: nos poemas de Cavalcanti, durante um ensaio italiano percebi o pedido desse Mistério... Nunca desejei tanto a vida, nunca tanto viver, nunca fui mais verdadeiro.
Matteo

No começo eu não tinha tanta certeza se queria ir à audiência com o Papa; depois que entrei, não sabia muito bem o porquê, também pelo fato de não conhecer bem Dom Giussani.
Nos dias anteriores, no entanto, eu estava encantado com o simples pensamento de partir com todos os meus amigos para Roma, onde nos esperava ninguém menos que o Papa, que nos chamou para celebrar com ele a grande graça de ter recebido do Senhor uma pessoa como Giussani. Um homem que, como disse também Francisco em seu discurso, foi capaz de reunir muitas pessoas, fazê-las cantar juntas e fazê-las lembrar que são todos irmãos de forte fé e carisma. Foi assim também para mim, porque por meio de Dom Giussani o Senhor pôde reunir a mim e seis dos meus primos, vindos de três partes da Itália muito distantes uns dos outros, e juntos nos fazer cantar e nos alegrar neste encontro extraordinário. Depois das canções que acompanharam o Papa na sua passagem com o papamóvel, e depois de o poder saudar de tão perto,Francisco me surpreendeu porque fez algo que os adultos costumam fazer na Juventude Estudantil: ele nos desafiou, dizendo: "Espero mais de você, muito mais!". E eu, aliás, o que posso fazer, todos os dias? Esta é a pergunta que o Papa plantou no meu coração, e quero fazê-la crescer e florescer. Dar mais a Cristo na cruz que te pede que vás até ao fim, que procures a razão de tudo, para poder dizer, como Dom Giussani: "Creio no que digo". Até o Papa era evidente que acreditava no que dizia. No final, ele abençoou os sessenta mil que estávamos na praça, e foi para mim como uma rampa de lançamento , como se ele tivesse me dito: vá em direção às coisas bonitas que o Senhor preparou para você, com minha bênção em seu coração.
Ricardo

Cada vez que vou a Roma para uma audiência com o Papa, fico maravilhado com as pessoas que vejo na praça, mas desta vez foi diferente... Enquanto estávamos no ônibus, Ciccio, o gerente, nos perguntou o que A juventude era para nós e quem era Dom Giussani para nós. Não sabia responder porque, para mim, a GS sempre foi a minha zona de conforto, mas nunca tinha pensado no valor que esta empresa e Dom Giussani têm na minha vida. Olhando para aquela multidão, a sua pergunta me veio à mente e logo compreendi, porque naquele dia pela primeira vez vi realmente quem era Dom Giussani: mesmo que eu nunca tenha conhecido este homem, ele estava presente em cada uma daquelas pessoas que eu tinha diante dos meus olhose me lembrei das palavras que meu pai sempre diz: "A verdadeira vida é quando estamos vivos no coração dos outros". Dom Giussani é um homem vivo. Está vivo em cada um de nós e no coração de todas as pessoas que estiveram presentes na Praça de São Pedro.
Matilda

«Sem autoridade corremos o risco de nos perdermos, indo na direção errada. Mas sem carisma a jornada corre o risco de se tornar chata, não mais atraente”. Esta frase é uma das mais significativas e fascinantes do discurso do Papa Francisco: não só conseguiu descrever a nossa empresa, expressando a pureza e simplicidade que nos caracteriza, mas sobretudo soube representar quem realmente somos.. Quase todos tinham uma tarefa: aqueles que queriam promover o caminho cristão, aqueles que lideravam o caminho, aqueles que se envolveram... Mas todos partiram de um desejo: "Tornar bonito o caminho" .
Sophy e Lucia

Fui à Praça de São Pedro com minha família com imensa felicidade no coração. Estou esperando por esse momento há semanas. A felicidade aumentou quando encontrei meus amigos da Juventude Estudantil. Achei que não os encontraria no meio de tanta gente, e foi um lindo presente. Foi impressionante ver todas aquelas pessoas que estavam ali com o mesmo desejo, ou seja, ouvir o que o Papa tinha a nos dizer, e estavam esperando. Eles esperaram com alegria e cantaram canções.Reviveria esta experiência indefinidamente precisamente porque me senti completamente feliz , e agradeço às pessoas que tornaram possível viver este dia.
Matilde

não pude ir à audiência, mas quando vi minha irmã e meus amigos depois da audiência eles pareciam agradecidos e cheios. Como se o Papa tivesse dado algo pessoalmente a todos, como se quisesse tocar nas próprias questões para as quais estava ali. Pareceu-me a realização concreta e viva daquele "venha e veja" (e encontre) que nos é tão caro. Lamentei ter perdido esse momento e espero que essa "alegria" que minha irmã Anna trouxe para casa cresça na experiência GS.
Laura

Na Praça de São Pedro em 15 de outubro (Foto Massimo Quattrucci / Fraternidade CL)


Na Praça de São Pedro em 15 de outubro (Foto Massimo Quattrucci / Fraternidade CL)


CL)Tradução:Google
Pesquisa:Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário