26 de fevereiro de 2023


 Postagem 4.434


BEDIN V.I.P.

DON DOMENICO BEDIN

Resultado de imagem para don domenico bedin

Don Domenico BEDIN

“Gostei de ser agricultor, mas senti uma 'força interior' para um determinado caminho”
Encontro com o P. Domenico Bedin entre vocação e experiência de vida: "Sou um sacerdote numa situação muito delicada, limítrofe. É uma condição difícil e problemática, mas também muito alegre, porque ao longo dos anos desenvolvi um caminho de vida que me ligou às pessoas mais necessitadas"


por Lúcia Bianchini


Don Domenico BEDIN

O encontro com Don Domenico Bedin "Se Deus quiser" foi centrado em sua vocação e experiência de vida, que aconteceu no Cohousing San Giorgio na via Ravenna.


Dom Domenico conta que conheceu sua vocação na paróquia de Porotto, que frequentou quando criança: "Minha vocação nasceu da imitação de um modelo que eu gostava: havia esses jovens padres que se dedicavam a nós, e ele parecia para mim um modelo de vida muito legal".

“A experiência que amadureceu ao longo dos anos é não saber por que se recebe um chamado – continua pe. BEDIN sobre a vocação -. O termo 'vocação' é usado hoje para descrever desejos e propensões, a vocação cristã não tem razão, eu gostava de ser agricultor, mas sentia uma 'força interior' que me pedia para me direcionar para um determinado caminho. Depois põe à prova esta vocação na vida concreta: ir para o seminário significa viver em comunidade com outros rapazes, mesmo levando uma vida complexa, regulada pela oração, pelo estudo, diferente da sua vida na aldeia, você é posto à prova . Nesse contexto, o chamado a se dedicar aos outros é deixado de lado ou fortalecido”.

Uma vocação que, apesar de todas as vicissitudes de sua vida, Dom Domenico nunca perdeu: “Sou um padre em uma situação muito delicada e limítrofe. É uma condição difícil e problemática, mas também muito alegre, porque ao longo dos anos desenvolvi um caminho de vida que me ligou às pessoas mais difíceis, portanto, mesmo tirando o aspecto da missa e da celebração dos sacramentos , posso viver o meu sacerdócio numa dimensão mais de serviço, como sacerdote da caridade. Agora vivo a fé enraizada na misericórdia do Senhor. Nestas difíceis jornadas da minha vida guardei a fé, como dom e não por mérito”.

A vocação dentro da vocação era então o encontro com os últimos, os mais necessitados: "A vida não me parece um projeto que se faz à mesa e se realiza com um engenheiro e agrimensor, é um contínuo devir , que pode ser guiado pelo dom de ver. Pode-se ver
pessoas em perigo e dizer 'o que eu tenho a ver com isso?' ou 'o que posso fazer por eles?' A diferença fundamental para mim foi essa, em relação às pessoas que vivem em situação de sofrimento, pobreza, miséria, poder me perguntar o que posso colocar no lugar, como posso me ocupar. Ver as coisas faz florescer a minha vocação e tem norteado a minha vida”.

Muitas experiências da vida do padre estão ligadas a isso, junto com o desejo de fazer algo pela própria comunidade, e as últimas na ordem do tempo são a mesa em Rivana e a vida na comunidade de Pratolungo.

“Estamos a tentar fazer com que a cantina Rivana – diz –, sendo tão isolada e tendo sempre números limitados, 25 -30 pessoas, se transforme num local de amizade, de relação, porque há necessidade de comida, mas vejo que essas pessoas precisam ser acolhidas, que é um momento de aconchego, serenidade, diálogo, relacionamento e crescimento. Esta operação vai no sentido de transformar um refeitório em internato, almoçando juntos, algo que aprendi porque trabalho no turno da quarta-feira à noite, e procuro preparar comidas gostosas junto com os outros voluntários, para atendê-los com simpatia, nasce a brincadeira, todos nos conhecemos, e na companhia o tempo se expande”.

A última exortação vem da frase 'Os últimos nos precederão no reino dos céus', que dá a Dom Domenico a oportunidade de falar sobre a experiência de Pratolungo: "É assim que vejo: vivo todos os dias com pessoas arrasadas pela vida, e que devastaram a vida, há assassinos, golpistas, pessoas que jogaram ou compraram tudo, e eu encontro nessa humanidade uma grande fragilidade, raiva porque você não pode, você não tem habilidade, força para travar certas dinâmicas, mas ao mesmo tempo uma ternura muito grande, uma fragilidade, você entende que eles só podem ser assim pela história que tiveram, e são pessoas que te abrem lampejos de luz, gestos de amor e generosidade que são extraordinários. Um exemplo: havíamos acabado de abrir a comunidade de Pratolungo e os próprios convidados se propuseram a acolher as famílias ucranianas. Eles não se tornaram santos,


Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário