28 de abril de 2023


Postagem 4.500

BEDIN V.I.P.

GIORGIA BEDIN


Giorgia BEDIN


Mercede completa 107 anos e comemora com "suas" tropas alpinas em Monselice

“Estou surpresa, não esperava uma festa dessas, sempre tive uma vida simples”, diz a centenária enquanto as tropas alpinas lhe entregam o broche da madrinha


09 de abril de 2023 às 16h32

 


Mercede celebrada no sábado pelo prefeito e as tropas alpinas de Monselice

Os sorrisos e o amor de seus alunos, livros e palavras cruzadas, nada de fumar e beber, mas comida saudável e caminhadas. Esta é a receita da longevidade de Mercede Salvi Vocetti, ex-professora e viúva do tenente alpino Giacomo Vocetti, que completou 107 anos no sábado. Um aniversário especial para a senhora mais velha de Monselice, com seus filhos Chiara e Fulvio, a prefeita Giorgia BEDIN e com o Grupo Alpini da cidade murada que lhe concedeu o prestigioso título de madrinha. "Estou surpresa, não esperava uma festa dessas, sempre levei uma vida simples", diz a centenária enquanto as tropas alpinas lhe entregam o broche da madrinha, um buquê de flores e uma estátua de cerâmica com placa dedicada .

“São meus filhos, casei com um soldado alpino e tornaram-se na minha família”, continua a senhora, que preparou com as próprias mãos os rebuçados que ofereceu ao grupo festivo. «Eu sei a receita de cor, é preciso manter a mente treinada, por isso ainda faço palavras cruzadas, trabalho com agulhas e até respondo corretamente às perguntas dos jogos na televisão. Mas o verdadeiro segredo para chegar à minha idade é o amor que você dá aos outros e que depois volta ao seu coração».

Mercede viveu uma vida intensa e difícil, nasceu na Ístria e no final da Segunda Guerra Mundial teve que fugir de seu país junto com seu marido Giacomo, exilado da Dalmácia: «Veja que ainda tenho o broche da Ístria meu coração? Partimos para Trieste com uma mala cada um e muito medo pelo que estava acontecendo com os comunistas de Tito. Em 1946 chegamos a Monselice para ensinar e não encontramos uma boa acolhida, pois éramos exilados. Passamos por muitas dificuldades, mas depois chegou o amor das crianças que ensinei a ler e escrever, e é isso que tanto me deu na vida».

Ainda hoje Mercede encontra os seus alunos: «Alguns já têm 80 anos, mas lembram-se de mim. Meu trabalho me fez ser positivo e generoso, valores hoje escassos neste mundo que não pensa. Somos todos iguais, devemos ajudar e apoiar uns aos outros ». Mercede continua autonoma em muitos gestos quotidianos e a sua memória é brilhante: «Sei o que é ser refugiado, conheci a guerra e a pobreza e por isso digo a todos que o maior valor da vida é o amor ao próximo e o carinho que volta deste amor», conclui Mercede enquanto abraça “as suas” tropas alpinas.


Tradução:Google
Pesquisa:Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário