2 de outubro de 2023

 

 

Postagem 4.776

BEDIN V.I.P.

VLADIMIR IVANOVICH BEDIN 



Vladimir Ivanovich BEDIN


VLADIMIR IVANOVICH BEDIN: “ARTISTAS DEVEM SER AMADOS”

“Artistas da minha vida” - este é o nome da exposição de pinturas da coleção de Vladimir BEDIN inaugurada na Universidade de Cultura e Artes de Kemerovo.


Agora Vladimir Ivanovich é conselheiro do reitor, mas todos os presentes na inauguração se lembram dele como a primeira pessoa da cultura Kuzbass: por mais de 20 anos chefiou o departamento e depois o departamento de cultura da região de Kemerovo. E a maior parte das obras de sua coleção foram coletadas naquele momento e, portanto, há telas incríveis aqui: os artistas, que mais tarde se tornaram uma lenda, deram de boa vontade sua arte a BEDIN Andrey Pozdeev, Alexander Kirchanov, Viktor Zevakin, Yuri Lobuznov, Pavel Chernov - é impossível listar todos eles (há mais de uma centena de obras na coleção). E não apenas, notamos, artistas de Kemerovo.

Aqui está uma natureza morta "Flores", do pintor de São Petersburgo Yuri Mezhirov. Foi a partir dessa tela que a coleção Bedino começou a tomar forma. Aliás, ele mesmo relembra esse fato com humor:


“Em 1981, as Jornadas da Cultura de Leningrado foram realizadas em Kemerovo. Alguns anos depois, fui a Leningrado em viagem de negócios. Meu amigo, o diretor do Lenconcert, me arrastou para visitar Yuri Mezhirov: ele, diz ele, tem uma esposa pianista, agora mesmo em turnê pela Crimeia... Em geral, sentamos bem em seu estúdio, até o manhã, e quando começamos a nos despedir, Mezhirov me apresenta esta natureza morta. O que você está dizendo, onde estou no avião com tanto peso? Mas ele imediatamente embalou-o habilmente de tal maneira que foi impossível recusar..."

Um pouco mais tarde, quando Vladimir BEDIN já estava à frente da cultura Kuzbass, ele se apaixonou por visitar ateliês de artistas e conhecer seu trabalho. Reconhecido:

“Um vice-ministro, quando me aprovaram para o cargo, disse: lembre-se - você não será demitido por trabalho em clubes, nem por bibliotecas e apresentações amadoras, se você arruiná-los. Espere os principais problemas da arte profissional: artistas, escritores, teatros..."

Talvez seja por isso que Vladimir BEDIN, um ex-engenheiro de minas de primeira formação, procurou tão seriamente compreender a essência da alta criatividade: ele nunca perdeu uma única estreia, nem um único dia de inauguração, ele conhecia milhares de pessoas da arte pelo nome, patronímico e detalhes da biografia. Ele ainda pode contar uma história divertida sobre todos.

- Rudolf Koryagin, um escultor de sucesso, de repente começou a pintar no meio de sua vida. Ele pintava principalmente nus, tinha centenas desses modelos... Eu digo, bem, você pode me fazer pelo menos uma paisagem decente? Para sua cidade natal, o rio perto de onde você mora... Depois de um tempo, ele traz essa tela - “Banhistas”. “Olha”, diz ele, “aqui você tem Kemerovo, Tom e mulheres!”

Como um espectador da velha escola, BEDIN adora naturezas mortas e paisagens. E ele tem obras desses gêneros em seu acervo, e elas são realmente incríveis. Por exemplo, as picantes e exuberantes "Roses" de Nikolai Rothko, ou a suave e lânguida "Bird Cherry" de Evgeny Shcherbinin. Vangloria-se:

“E eu tenho três Baikals! Drozd, Kaporushkin e Lobuznov.

Com grande interesse, o público contemplou o retrato de V.I. BEDIN, feito pelo artista A.M. Osipov.

“Isso foi há dez anos, eles fizeram isso no meu aniversário! Vladimir Ivanovich ri. - Me arrastaram até a escola para posar... Mas eu não fiz nada aqui, né? Mais importante ainda, com um livro! Esse retrato ficou pendurado na minha sala até que minha esposa disse: tira que você é como um ícone.

Ele sabe como neutralizar qualquer situação com uma piada. Assim, os discursos solenes na abertura foram temperados com comentários engraçados e às vezes inesperadamente comoventes.

Vladimir BEDIN realmente tem algo do que se orgulhar: durante seu mandato, o título honorário de "Artista do Povo da Rússia" foi dado a quatro pessoas (Ananyin, Zevakin, Kirchanov e Chernov) - mais, aliás, não existem tais pessoas em nossa região.

Seis no mesmo período tornaram-se "Artistas Homenageados da Rússia". Liderando a esfera da cultura em um momento difícil e muito insatisfeito (final dos anos 1980 - 1990), BEDIN conseguiu trazer para a paisagem cultural de Kuzbass projetos que ainda o tornam famoso. Por exemplo, o fundo (agora o centro) “Jovens Talentos de Kuzbass”. Os primeiros bolsistas desta instituição (e isso também foi discutido na abertura da exposição) já encontraram hoje o seu lugar adulto no Olimpo cultural.

A propósito, a neta de Vladimir Ivanovich, Nastya BEDINA, que agora mora com os pais em Moscou, provavelmente se tornará... uma artista. De qualquer forma, hoje ela estuda com sucesso na sexta série da Escola Central de Arte Infantil.

E ao final do evento, Vladimir Bedin surpreendeu o público com mais uma novidade: presenteou a reitora do KemGUKI, Ekaterina Kudrina, com um certificado pela doação de seu acervo de arte à universidade.


Das conversas à margem da exposição


Natalia Shimkevich, diretora, viúva do artista Vadim Dorofeev:
- BEDIN sempre respeitou muito os criadores de qualquer categoria. Lembro que vim à exposição Dorofeev, que estreou na Casa do Ator. Pois bem, os discursos cessaram, as palavras foram ditas, e quando descemos para a mesa do bufê - olhamos, Vladimir Ivanovich não está mais conosco! Eles correram escada acima, e ele está sentado modestamente no sofá, e duas crianças em idade pré-escolar (a neta dos artistas Shokin e Tsukanova Ustya e a filha dos jornalistas dos Korolevs Masha) estão dançando na frente dele. As meninas começaram a se apresentar - ele não pode sair sem assistir!



Valery Kaplunov, diretor do museu-reserva "Tomskaya Pisanitsa":
- Sempre fiquei impressionado com a capacidade de Vladimir Ivanovich de se recompor instantaneamente, de se concentrar no que é importante no momento certo. Lembro que eles estavam esperando por Mikhail Piotrovsky e BEDIN partiu para Altai. Estou em pânico. Quem receberá um convidado tão importante na passarela do avião? Liguei para Bedin, mas ele não parecia assoar o bigode... Mas quando eu, e não eu, fui para a passarela, Bedin, como um pepino, já estava lá. A noite toda, você vê, ele passou na estrada, mas parecia brilhante.

 

Ekaterina Kudrina, reitora do KemGUKI:
- Ele sabia “levantar” as pessoas que trabalhavam ao seu lado. Lembro-me de quando chefiei a associação de cultura no âmbito do acordo siberiano, apresentei lá quatro senhoras da nossa região. A gente ia para uma reunião, eles culpavam ele: falam, por que você arrastou tanta gente sua para cá? E ele só vai rir: “Mas eu não vivo sem mulher!”

E uma vez, com seu humor, ele literalmente nos salvou. Foi na Mongólia, estávamos tão cansados ​​​​da abundância de reuniões oficiais que tarde da noite entramos em algum restaurante para descansar e jantar. E de repente, Lyudmila Pilipchuk e eu competimos para convidar algumas... senhoras para dançar. Acontece que estávamos em um clube lésbico! Estamos tentando nos aposentar rapidamente - não estava lá. Mas Vladimir Ivanovich habilmente tomou a iniciativa com suas próprias mãos: “O que são vocês, meninas”, ele diz a esses mongóis. - Você não vê? Esta (acena para um de nós) é minha esposa, e esta (acena para o outro) é minha filha!” Pilipchuk e eu rimos por muito tempo depois.

Olga Strauss,

jornal "Kuzbass".


Tradução:Google
Pesquisa:Internet

 

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário