11 de fevereiro de 2020





Postagem 2.932
BEDIN V.I.P.

VLADIMIR IVANOVICH BEDIN

Vladimir Ivanovich BEDIN


VLADIMIR IVANOVICH BEDIN: “OS ARTISTAS DEVEM AMAR”

"Artists in My Life" é o nome da exposição de pinturas da coleção de Vladimir BEDIN aberta na Universidade de Cultura e Artes de Kemerovo.

Agora Vladimir Ivanovich é conselheiro do reitor, mas todos os presentes na abertura se lembram dele como a primeira pessoa da cultura Kuzbass: por mais de 20 anos, ele chefiou o departamento e depois o departamento de cultura da região de Kemerovo. E a maioria das obras de sua coleção foram coletadas naquele momento e, portanto, há pinturas incríveis aqui: artistas, que mais tarde se tornaram uma lenda, de bom grado deram a Bedina sua arte. Andrey Pozdeev, Alexander Kirchanov, Victor Zevakin, Yuri Lobuznov, Pavel Chernov - é impossível listar todos (há mais de cem obras na coleção). E não apenas, observe, artistas Kemerovo.

Aqui está uma natureza morta "Flowers", do pintor de São Petersburgo Yuri Mezhirov. Foi a partir dessa tela que a coleção BEDIN começou a tomar forma. A propósito, ele próprio lembra esse fato não sem humor:



“Em 1981, Kemerovo sediou os Dias da Cultura de Leningrado. E alguns anos depois, fui a Leningrado em uma viagem de negócios. Meu amigo, diretor do Lenconcert, me arrastou para visitar Yuri Mezhirov: ele, ele diz, tem uma esposa pianista, agora em turnê na Crimeia ... Em geral, sentamos em seu estúdio muito bem, até a manhã seguinte e quando começamos a nos despedir Mezhirov me apresenta essa natureza morta. O que você está dizendo, onde estou em um avião com tanto peso? Mas ele instantaneamente habilmente empacotou assim, era impossível recusar ... "

Um pouco mais tarde, quando Vladimir BEDIN já estava no comando da cultura Kuzbass, ele se apaixonou por visitar as oficinas de artistas e conhecer seu trabalho. Reconhecido por:

“Um vice-ministro, quando me indicaram o cargo, disse: lembre-se - você não será removido para o trabalho no clube, nem para bibliotecas e apresentações amadoras se você os arruinar. Espere o principal problema da arte profissional: artistas, escritores, teatros ... "

Talvez seja por isso que o ex-engenheiro de mineração da primeira educação, Vladimir BEDIN, procurou tão sinceramente entender a essência da alta criatividade: ele não perdeu uma única estréia, nem uma única vernissage, ele sabia pelo nome, pelo patronímico e pelos detalhes da biografia de milhares de pessoas da arte. Agora ele pode contar uma história divertida sobre todos.

- Rudolf Koryagin, um escultor de sucesso, de repente começou a pintar no meio de sua vida. Basicamente, ele escreveu nus, ele tinha centenas desses modelos ... eu digo, bem, você pode me fazer uma paisagem decente decente? Para a cidade natal, o rio, perto do qual você mora ... Depois de algum tempo, traz aqui esta tela - "Banhistas". “Olha”, ele diz, “aqui está Kemerovo, Tom e as mulheres!”

Como espectador da velha escola, BEDIN ama naturezas-mortas e paisagens. E ele tem em sua coleção obras desses gêneros que são realmente incríveis. Por exemplo, "Roses" apimentado e exuberante de Nikolai Rothko ou o lânguido "Cherry Bird" de Evgeny Shcherbinin. Elogios:

"E eu tenho três" Baikals "! Tordo, Kaporushkin e Lobuznov. "

O público e o retrato de V.I. Bedina pelo artista A.M. Osipov.

“Isso foi há dez anos, pelo aniversário que eu fiz! - ri Vladimir Ivanovich. - Arrastado para posar na escola ... Mas nada aconteceu aqui, certo? O principal é com um livro! Na minha sala, este retrato ficou pendurado até minha esposa dizer: retire que você é como um ícone. ”

Ele pode, de brincadeira, desarmar qualquer situação. Aqui, os discursos cerimoniais na abertura foram temperados com comentários engraçados e às vezes inesperadamente tocantes.

De fato, Vladimir BEDIN tem algo de que se orgulhar: em sua época, o título honorário de "Artista do Povo da Rússia" foi concedido a quatro pessoas (Ananyin, Zevakin, Kirchanov e Chernov) - mais, a propósito, não apareceu em nossa região.

Seis no mesmo período se tornaram "Artistas Homenageados da Rússia". Liderando a esfera da cultura em um momento muito instável e difícil (finais dos anos 80 - 90), BEDIN conseguiu trazer projetos para a paisagem cultural de Kuzbass que ainda o tornam famoso. Por exemplo, a fundação (agora o centro) "Jovens talentos de Kuzbass". Os primeiros estudiosos desta instituição (e isso também foi discutido na abertura da exposição) hoje já encontraram seu lugar adulto no Olimpo cultural.

A propósito, a neta de Vladimir Ivanovich, Nastya BEDIN, que agora vive com seus pais em Moscou, provavelmente se tornará ... uma artista. De qualquer forma, hoje ela estuda com sucesso na sexta série da Escola Central de Arte Infantil.

E no final do evento, Vladimir BEDIN surpreendeu o público com mais uma notícia: ele apresentou ao reitor da KemGUKI Ekaterina Kudrina um certificado para doar sua coleção de arte para a universidade

De conversas à margem da exposição



Natalia Shimkevich, diretora, viúva do artista Vadim Dorofeev:
- BEDIN sempre foi muito respeitoso com criadores de qualquer categoria. Lembro-me de ter ido à exposição Dorofeev, aberta na casa do ator. Bem, os discursos foram silenciosos, as palavras foram ditas e, quando desceram para a mesa do buffet - olhamos, não havia Vladimir Ivanovich conosco! Eles subiram as escadas correndo, e ele se senta modestamente no sofá, e duas crianças pré-escolares (neta dos artistas Shokin e Tsukanova Ustya e filha do jornalista Korolyov Masha) dançam algumas danças na frente dele. As meninas começaram a falar - ele não pode sair sem ter assistido!


Valery Kaplunov, diretor da Reserva-Museu Tomsk Pisanitsa:
- Sempre fiquei impressionado com a capacidade de Vladimir Ivanovich de se reunir imediatamente, de me concentrar no importante no momento certo. Lembro-me de esperar por Mikhail Piotrovsky e BEDIN partiu para Altai. Estou em pânico. Quem levará um hóspede tão importante na rampa do avião? Estou ligando para 10 e ele não parece estar soprando bigode ... Mas quando eu, não eu, saí para a escada, BEDIN, como um pepino, já estava lá. Ele passou a noite toda na estrada, mas ele parecia brilhante.

Ekaterina Kudrina, reitora da KemGUKI:
- Ele sabia como "levantar" as pessoas que trabalhavam com ele. Lembro-me de quando chefiei a associação cultural sob o Acordo da Sibéria e apresentei quatro senhoras de nossa região lá. Chegamos, aconteceu, a uma reunião, eles o culpam: você pergunta, por que você trouxe tantos seus aqui? E ele apenas rirá: "E eu não posso ficar sem mulheres!"

E uma vez com seu humor, ele literalmente nos salvou. Foi na Mongólia, estávamos tão cansados ​​da abundância de reuniões oficiais que, no final da noite, entramos em um restaurante, descansamos, jantamos. E de repente Lyudmila Pilipchuk e eu começamos a competir para convidar algumas ... damas para o baile. Acabamos entrando em um clube de lésbicas! Tentando se aposentar rapidamente - não estava lá. Mas Vladimir Ivanovich, com recursos, tomou a iniciativa com suas próprias mãos: "Por que vocês são meninas", diz ele a esses mongóis. - Você não vê? Este (acena para um de nós) é minha esposa, e este (acena para o outro) é minha filha! Pilipchuk e eu rimos por um longo tempo.

Olga Strauss,

jornal "Kuzbass".

Fonte : http://kuzbass85.ru/2014/05/21/hudozhnikov-nado-lyubit/

Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário