9 de abril de 2021

 

Postagem 3.495

BEDIN V.I.P.

YANNICK BEDIN


Yannick BEDIN

Sergio Leone, Alain Bashung, Aharon Appelfeld e a Alhambra ... As escolhas culturais de Yannick Bedin

BOURGES HOBBIES CINEMA CULTURA - PATRIMÔNIO
Postado em 04/04/2021 às 15h00

 Sergio Leone, Alain Bashung, Aharon Appelfeld e a Alhambra ... As escolhas culturais de Yannick Bedin

Sergio Leone, Alain Bashung, Aharon Appelfeld e a Alhambra ... As escolhas culturais de Yannick BEDIN, vice-prefeito responsável pela cultura. © Pierrick DELOBELLE

DELOBELLE


Facebook Twitter O email Diminuir o tamanho da fonte Aumentar o tamanho do texto
O que poderia ser mais natural do que pedir ao assistente cultural da cidade de Bourges suas escolhas culturais. Yannick BEDIN se emprestou ao jogo para evocar cinema, literatura, música e uma obra ligada a uma viagem.
Nascido em Tarbes, Yannick BEDIN chegou a Bourges com 4 anos de idade. Professor de geohistória e cinema / audiovisual na escola secundária Marguerite-de-Navarre em Bourges, foi secretário da seção de Bourges do Partido Comunista antes de ingressar na rebelde França. Ele é vice-prefeito de Bourges, delegado para a cultura desde junho passado.

Era uma vez na América , os 400 golpes , etc.
O apetite de Yannick BEDIN pelo cinema é eclético, mas ele coloca o filme de Serge Leone, Era uma vez na América, no topo . “Ao vê-lo novamente, eu consigo redescobrir cada vez. Eu o vi no cinema Le Concorde quando tinha 14 anos. Fui sozinho e foi um verdadeiro tapa na cara. O filme há muito me questiona com mais perguntas do que respostas. A construção, a relação com o tempo, a música que sei de cor e que às vezes assobio durante o dia, a infância, os paraísos perdidos, o sonho americano, esta grande obra comove-me. "

"Eu vou ao cinema menos desde que me tornei  pai"

“ Journey to the End of Hell de Michael Cimino é também uma história dos EUA. Eu vejo isso com frequência, especialmente a primeira parte. A construção também é incrível e os atores são incríveis. "

“ Os 400 golpes de François Truffaut é também um filme de cabeceira com, mais uma vez, música de Georges Delerue para assobiar a plenos pulmões. Existe também o tambor ou o nome da rosa . Mas eu vi os filmes com de Funès, como todo mundo. Tenho ido menos ao cinema desde que era pai. Minha última emoção vem do documentário Daguerreótipos de Agnès Varda. "

Bashung, the Velvet, Coltrane, Satie
Questão do disco , Fantasia Militar de Alain Bashung "abriu muitas portas". “Há claramente um antes e um depois dessa escuta, com uma grande profundidade musical e textos complexos.

Assim, recuperei meu atraso no rock com Bowie, Lou Reed, the Velvet. No colégio, eu era fã dos Black Berries. No lado do jazz, é My Favorite Thing de John Coltrane, The Köln Concert de Keith Jarrett. Gosto muito de Avishai Cohen, Jacques Coursil, das suítes para violoncelo de Bach, da viola da gamba de Jordi Savall ou das Gnossiennes de Érik Satie. "

Aharon Appelfeld, Jan Valtine e Téléchat
Para o livro, é Story of a Life de Aharon Appelfeld. “Uma história autobiográfica muito bem escrita. Quando criança, ele foi levado para Israel. Ele teve que aprender hebraico. Eu li quase todos os seus livros. A invenção dos continentes: como a Europa cortou o mundo, de Christian Grataloup, é um livro de cabeceira muito estimulante. Mais político, Jan Valtine e seu Without Patria nor Borders que analisa o stalinismo. "

Os Bains-Douches de Lignières renunciam à organização do festival Air du temps em maio


A obra escolhida é fruto de uma jornada. “Descobri o Alhambra em Granada, Andaluzia, durante uma viagem escolar. Voltei lá com minha família. O local é calmo, habitado, equilibrado, muito inspirador com esta arquitetura que dialoga com a natureza. Diane Aibus, Chagall, Soulages também são artistas que me tocam. “
Finalmente, o objeto fetiche é um cartão postal no qual se pode ver o rosto de Roland Topor. “Gosto muito deste retrato dele com um ar zombeteiro. Seu olhar mostra que não devemos nos levar a sério. A vida é trágica, mas você não deve pensar nisso. Algumas pessoas se lembram de Téléchat, do qual ele foi o criador. Este cartão postal me segue por toda parte. "


François Lesbre

Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário