18 de junho de 2021

 

Postagem 3.592

BEDIN V.I.P.

DON CLETO BEDIN





 Don Cleto BEDIN

Don Cleto Bedin: "Montebelluna no coração"

O ex-pároco, que promoveu o restauro da Sé Catedral, é hoje reitor do Santuário da Rocca, na Cornuda.

 

 Don Cleto Bedin: "Montebelluna no coração"

Don Cleto BEDIN: "Montebelluna no coração"

Montebelluna , 01 de maio de 2019 às 12h59


Don Cleto BEDIN: "Montebelluna no coração". O ex-pároco Don Cleto Bedin , 83 anos no dia 17 de março, ficou no coração do povo de Montebelluna, pelo que fez e pela empatia que soube demonstrar à comunidade. Don Cleto BEDIN é cidadão honorário da cidade de Montebelluna, reconhecimento recebido com solenidade oficial no dia 6 de janeiro de 2017 pelo prefeito Marzio Favero na Catedral de Montebelluna na presença do atual pároco, Dom Antonio Genovese.


Fomos visitá-lo no Santuário da Rocca, em Cornuda (sua cidade natal), onde é reitor desde julho do ano passado. Ele está perfeitamente à vontade naquele oásis de serenidade e meditação, de onde hoje também pode desfrutar de um magnífico panorama, em um dia ensolarado depois da tempestade e da imponente imagem do Cesen coberto de neve, apesar de já se aproximar do mês mariano. «Sente-se», diz-nos com a sua proverbial gentileza e serenidade - vindo para abrir a porta atrás do Santuário que dá acesso à casa paroquial. 

Sorridente e ao mesmo tempo um pouco surpreso com esta visita inesperada. "O que posso dizer, sou apenas um padre idoso", brinca ele após as apresentações. Entregamos a ele um exemplar do semanário Montebelluna Week: "Eu sempre leio - diz ele - um paroquiano traz para mim todos os domingo

 




Conte-nos como você chegou aqui, neste lugar de paz


“No verão do ano passado, o bispo, Sua Excelência Monsenhor Gianfranco Agostino Gardin, me ligou pedindo para assumir um novo cargo, aqui no Santuário. velho "Eu disse a ele." Os jovens - respondeu ele - devem ir para as paróquias e devem correr. Para ficar naquele lugar e ajudar aquelas pessoas, mesmo que você tenha uma certa idade, é bom que você vá . "Alguns meses antes tinha sentido saudades de Don Giovanni Tasinazzo , tinha 90 anos. Por isso aceitei o trabalho".


Um retorno ao país onde nasceu e foi criado


“Quando criança ia muitas vezes a pé ao Santuário, pelos caminhos. Era bom voltar para casa, rever velhos amigos e conhecidos. Os lugares da minha infância e da minha adolescência, quando amadureci mais claramente a minha vocação. Entrar o seminário aos 15 anos de idade. Em 1963 fui ordenado sacerdote na Catedral de Treviso, por Monsenhor Antonio Mistrorigo , Sua Excelência . Tornei- me capelão em Salzano, onde Monsenhor Furlan também tinha sido pároco . Depois reitor do Seminário de Treviso, Pe. Guido Santalucia, ele me chamou, em 1969, para treinar os meninos. Era para ser um posto temporário, mas fiquei 25 anos lá. Naquela época eu estudava teologia pastoral, você é formador e 19 reitor. Foram momentos de crise vocacional, anos de protesto. Fiz um caminho de renovação também na animação vocacional e foi com grande satisfação que a partir de 19 seminaristas chegamos aos 55 ”.
E depois de Coste di Maser e Madonna della Salute a“ chamada ”a Montebelluna, em 1994, pelo bispo Monsenhor Paolo Magnani , para ocupar o lugar de Dom Paolo Martini que se aposentava
“Foi uma grande satisfação e logo tive um grande acolhimento do povo. O ambiente também foi cuidado na pastoral, tive dois capelães e uma penitenciária. Sempre carrego o Montebellunesi no meu coração, uma cidade que tem profundamente marcou minha vida como homem e religioso ”.


O povo de Montebelluna também agradece pelo grande trabalho de restauração da Catedral.


“Duraram cerca de três anos e envolveram investimentos consideráveis. Os meus antecessores tinham construído uma colónia à beira-mar em Iesolo. Nós a vendemos e com o que fizemos foi possível iniciar a restauração da Sé e a finalização da fachada. Duas torres e até estátuas também estavam previstas, mas as Belas Artes de Veneza disseram que se tratava de um estilo desatualizado e sua realização foi felizmente rejeitada. Sim, porque senão o dinheiro não teria sido suficiente. Algumas adaptações foram feitas para completar a fachada e foram concluídas também o Depois veio 2014. Aos 75 anos um padre tem que se aposentar, na época eu já tinha 78, já havia muito que pedi demissão. Não foi fácil sair de Montebelluna,mas o calor da cidadania demonstrado, mesmo quando me foi oferecida a cidadania honorária, permanece no fundo do meu coração. "


Tradução:Google
Pesquisa:Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário