16 de outubro de 2021

 

 Postagem 3.735

BEDIN V.I.P.

MATHILDA BEDIN


Mathilda BEDIN

Mathilda Bedin, estudante de doutorado, da pesquisa à medicina

Mathilda é doutoranda no laboratório de biologia e doenças epiteliais do Imagine Institute há três anos e agora está estudando medicina para se tornar pediatra e geneticista. Ela nos conta sobre sua jornada da biologia à medicina, da pesquisa à clínica, e como o modelo Imagine, que reúne pesquisadores e médicos em torno de pacientes, confirmou sua vocação.

PUBLICADO EM 02.09.2019

 
 Mathilda BEDINVocê sempre teve remédios em sua mente?


Eu sabia desde o colégio que queria estudar biologia e genética graças ao meu professor de ciências da terra e da vida que me apresentou à genética de ângulos originais e emocionantes. Quando terminei o ensino médio, também me interessava por medicina, mas achava que não tinha perfil para fazer esses estudos. Eu também queria fazer pesquisa, mesmo sem saber o que essa profissão realmente significava. Depois de um curso preparatório agro-veterano e um bacharelado em biologia, entrei na Ecole Normale Supérieure para um mestrado em biologia do desenvolvimento e celular. Paralelamente, fiz um mestrado 2 na Universidade de Paris VI em biologia de células-tronco. Depois de meus estudos, Beneficiei-me de uma bolsa de doutorado para participar de um projeto de pesquisa translacional sobre doenças renais e proteinúria tubular no laboratório de biologia epitelial de Matias Simons no Imagine. Atualmente, estou escrevendo minha tese sobre proteinúria genética. Há um ano e meio tomei a decisão de ingressar na medicina e iniciei o processo de obtenção de uma ponte para entrar no 3º ano do curso de medicina.


O que o leva a ir da pesquisa à medicina?


É verdade que é muito mais raro passar da pesquisa à medicina, especialmente porque as seleções são muito completas. No próximo ano, na Universidade de Paris Descartes, serão apenas 7 de nós que serão admitidos diretamente no 3º ano de medicina, 3 dos quais têm teses de ciências.

Na minha opinião, medicina e pesquisa são indissociáveis. O médico do hospital universitário tem um papel importante a desempenhar no avanço da pesquisa e da medicina e no fortalecimento dos laços entre eles. Espero usar minha "cultura de pesquisador" e minha curiosidade científica para desenvolver essa abordagem. O meu percurso profissional tem permitido-me abrir-me para outras disciplinas, outras especialidades e sobretudo compreender que, tanto na investigação como na biologia e na medicina, a multidisciplinaridade é muito importante e permite-nos avançar mais rapidamente.

Às vezes, no decorrer da pesquisa, podemos nos perder ao longo do caminho, não mais cientes das implicações de nossas descobertas sobre os pacientes e do que elas mudarão para eles, esquecemos a importância do que estamos fazendo e nossa abordagem pode se tornar abstrata. Na Imagine, atendemos pacientes todos os dias, trabalhamos com médicos, ajuda muito a entender tudo isso. E ao longo do projeto em que trabalhei, tive a sorte de colaborar com médicos, notadamente Corinne Antignac, Olivia Boyer e Aude Servais, que me transmitiram toda a sua paixão.


Que conselho você daria?


Antes de começar, é importante fazer um intercâmbio com estudantes de medicina, ciências, medicina e ciências, com estagiários, clínicos, para entender todas as implicações desses estudos e dessas profissões. Durante meus estudos, foram essas trocas que confirmaram minha atração pela medicina.  

Eu também aconselharia a mergulhar em um ou mais departamentos do hospital. Pude me beneficiar de uma imersão no departamento de nefrologia pediátrica do Hôpital Necker-Enfants malades e em consultas de genética. Eles destacaram o aspecto humano da medicina, os vínculos com crianças e famílias e o papel da pedagogia nessas relações.

O caminho é longo e cheio de armadilhas, especialmente do ponto de vista financeiro (atualmente existem muito poucas, se houver, soluções para financiar a carreira de médico, ao contrário da carreira de pesquisa médica). Mas existe apoio e solidariedade, e você tem que confiar na sua vocação, na sua motivação e na sua paixão!


Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário