17 de novembro de 2021

Postagem 3.772

BEDIN V.I.P.

                       

BARBARA BEDIN


Barbara BEDIN

Meu primeiro carro: influenciadora Bárbara Bedin aprendeu a dirigir em um trator

Conhecida por fazer vídeos nos quais relata sua rotina no interior de Santa Catarina, ela também pilota carros e motos de trilha


Por Larissa Albuquerque (com Thais Villaça)

08/11/2021 12h10 Atualizado há 20 horas

Meu primeiro carro: influenciadora Bárbara BEDIN aprendeu a dirigir em um trator

Hatches, SUVs, sedãs, peruas, picapes e esportivos: existem diversos modelos e estilos de carros para alguém que quer aprender a dirigir. Mas a influenciadora digital Bárbara BEDIN foi além. Seu primeiro veículo foi simplesmente um trator.


Com121 mil seguidores no Instagram, ela mora em Seara, no interior de Santa Catarina.

Seara fica no interior de Santa Catarina e tem 17.576 habitantes — Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina

Seara fica no interior de Santa Catarina e tem 17.576 habitantes — Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina


BEDIN conquistou espaço nas redes sociais ao mostrar a rotina que leva em seu sítio. Há vídeos e fotos nos quais alimenta vacas, participa de colheitas e dirige com os veículos da família: um Fiat Cronos, uma moto Honda XR 200 e um trator Massey Ferguson MF 265 – o primeiro que a catarinense pilotou na vida.

“Um dia, estava sozinha em casa e pensei: por que não tentar dirigir o trator? Observava meu pai e sempre tive vontade. Me deu a louca e peguei o trator para colocar na garagem. Eu tinha 13 anos", relembra.

BEDIN aprendeu a dirigir o trator sozinha — Foto: Arquivo pessoal

BEDIN aprendeu a dirigir o trator sozinha — Foto: Arquivo pessoal

A influenciadora aprendeu a dirigir o veículo sozinha. "Meu pai não queria me ensinar porque tinha medo, não queria que eu andasse de trator”, conta.


BEDIN explica que só o conduz dentro de sua propriedade, já que até hoje não possui carteira de habilitação da categoria C – necessária para dirigir o modelo agrícola. “Não rodo com ele no trânsito, tenho medo; só dentro do meu sítio. É minha diversão.”


Mesmo antes de aprender a dirigir, a catarinense viveu fortes emoções com o veículo da família e quase se envolveu em um acidente: “Quando tinha 10 anos, subi no trator e liguei. Ele disparou e eu não sabia frear. Meu pai saiu correndo atrás e conseguiu parar, quase o matei do coração”, lembra com bom humor.

Influenciadora mostra como faz para dirigir seu trator


Influenciadora mostra como faz para dirigir seu trator

O MF 265 foi produzido no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Trata-se de um trator de tamanho médio equipado com um quarto-cilindros 3.3 a diesel de 61 cv e 23 kgfm.


Atualmente o utilitário está fora de linha, mas ainda é uma opção para a agricultura familiar – caso da influenciadora. Ela diz que seu pai costuma usá-lo para a colheita e para fazer silagem (alimento de animais) para as vacas do sítio. Tal tarefa é possível graças às colhedoras de forragens do trator.


Primeira habilitação


A catarinense tem 18 anos e tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há poucos meses: “Quando tirei a CNH me senti o Ayrton Senna”, brinca.


Conduzir veículos, além do trator, é algo que lhe traz um sentimento de liberdade. “Com o Fiat Cronos eu posso ir até o centro da cidade sozinha, sem ter de pedir carona”, explica. O sítio da influenciadora fica a 8 km do centro de Seara.

Os pais de BEDIN têm um Cronos cinza — Foto: Divulgação


Os pais de BEDIN têm um Cronos cinza — Foto: Divulgação


BEDIN revela que sua experiência com o trator a ajudou no momento de aprender a guiar automóveis. “O jeito de dirigir é o mesmo – trocar as marchas, controlar o freio, o acelerador e a embreagem. Então, quando fiz as aulas práticas para tirar a CNH na categoria A, já tinha uma noção.”


Ela conta que, como o trator é um veículo maior e mais pesado, deve ser conduzido com cuidado extra. “Ele é mais lento que um automóvel. Se acelerar, pula bastante”, conta.


A diferença entre dirigir o MF 265 e o Cronos, segundo a influenciadora, é a troca de marchas. “Nesse trator é preciso parar para trocar as marchas. Mas há modelos que não têm essa necessidade.”


Além de tratores e carros


Bedin também tirou a CNH na categoria B para poder pilotar motos. “Quando comecei a ter aulas práticas, quase desisti, nunca tinha andado em uma. Mas meu pai insistiu”, relata.


Depois disso, a influenciadora começou a praticar e sempre que tem chance faz publicações com sua motocicleta. “Meus seguidores ficam loucos. Um dia postei um vídeo com a XR 200 e eles pediram que eu descesse uma ladeira com ela.”

Feito para trilhas, o modelo foi fabricado no país entre 1993 e 2002. Seu motor de 200 cm3 entrega 17,2 cv.

BEDIN pilota uma Honda XR 200 — Foto: Arquivo pessoal

BEDIN pilota uma Honda XR 200 — Foto: Arquivo pessoal


Mesmo dirigindo tratores e motos off-road, BEDIN deseja comprar seu carro dos sonhos. “Sempre quis uma caminhonete, aqueles carrões 4x4.”


Ela confessa que gosta de dirigir para se aventurar. “Se um dia eu tiver uma moto vai ser para fazer trilha. Gosto de coisas diferentes, como o trator. Toda vez que dirijo o MF 265 é uma aventura!”, finaliza.

Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário