29 de julho de 2023

 

 Postagem 4.625

BEDIN V.I.P.

DON CLETO BEDIN

Don Cleto BEDIN

Don Cleto Bedin: "Montebelluna no coração"

O ex-pároco, que promoveu a restauração da Sé, é hoje reitor do Santuário da Rocca, na Cornuda.


Don Cleto BEDIN: "Montebelluna no coração"

Don Cleto Bedin: "Montebelluna no coração" 

Montebelluna , 01 de maio de 2019 às 12h59n

Cleto BEDIN "Montebelluna no coração". O ex-pároco Don Cleto BEDIN , que completou 83 anos no último dia 17 de março, ficou no coração do povo de Montebelluna, pelo que fez e pela empatia que soube demonstrar na comunidade. Don Cleto BEDIN é cidadão honorário da cidade de Montebelluna, reconhecimento recebido com cerimônia oficial em 6 de janeiro de 2017 das mãos do prefeito Marzio Favero na Catedral de Montebelluna na presença do atual pároco, Monsenhor Antonio Genovese.
Fomos vê-lo no Santuário da Rocca, em Cornuda (sua cidade natal), onde é reitor desde julho do ano passado. Ele está perfeitamente à vontade naquele oásis de serenidade e meditação, de onde hoje também se pode desfrutar de um magnífico panorama, num dia de sol depois da tempestade e da imponente imagem de Cesen coberto de neve, apesar do mês já se aproximar. «Por favor, sente-se», diz-nos com a sua proverbial gentileza e serenidade - vindo abrir o pequeno portão atrás do Santuário que dá acesso à casa paroquial. Sorrindo e ao mesmo tempo um pouco maravilhado com esta visita inesperada. “O que posso dizer, sou apenas um padre idoso”, brinca ele após as apresentações. Entregamos a ele um exemplar do semanário Montebelluna Week: "Eu sempre leio - ele diz - um paroquiano traz para mim todos os domingos".



Conte-nos como você chegou aqui, neste lugar de paz


"No verão do ano passado, o bispo me ligou, Sua Excelência Monsenhor Gianfranco Agostino Gardin pedindo que eu assumisse um novo emprego aqui no Santuário. "Estou velho" Eu disse-lhe "Os jovens - respondeu-me - têm de ir às paróquias e têm de correr. Para ficar naquele lugar e ajudar aquela gente, mesmo que tenhas uma certa idade, é bom que vás ". dom Giovanni Tasinazzo , ele tinha 90 anos. Então aceitei o trabalho".


Um regresso ao país onde nasceu e cresceu

 
"Em criança subia muitas vezes ao Santuário, pelas veredas. Era bom voltar a casa, reencontrar velhos amigos e conhecidos. Os lugares da minha infância e da minha adolescência, quando amadureci mais claramente a minha vocação. Tanto de modo que entrei no seminário aos 15 anos. Em 1963 fui ordenado sacerdote na Catedral de Treviso, por Sua Excelência Monsenhor Antonio Mistrorigo . Depois fui capelão em Salzano, onde também havia sido pároco Monsenhor Furlan . reitor do Seminário de Treviso, Don Guido Santalucia, me chamou, em 1969, para ser treinador dos meninos. Era para ser uma designação temporária, mas, em vez disso, fiquei lá por 25 anos. Naquela época eu estudava teologia pastoral, seis como formador e 19 como reitor. Foram momentos de crise vocacional, anos de protesto. Também fiz um caminho de renovação na promoção vocacional e foi com muita satisfação que partindo de 19 seminaristas chegamos a 55 "
. Magnani , para ocupar o lugar de Don Paolo Martini que estava se aposentando
"Foi uma grande satisfação e logo encontrei uma grande acolhida das pessoas. O ambiente também foi cuidado na pastoral, tive dois capelães e uma penitenciária. Sempre carrego no coração Montebelluna, uma cidade que marcou profundamente minha vida como homem e religioso".


O povo de Montebelluna também agradece o grande trabalho de restauração do Duomo

 
"Duraram cerca de três anos e envolveram investimentos consideráveis. Meus antecessores construíram uma colônia à beira-mar em Jesolo. Nós a vendemos e com o que construímos foi possível iniciar a restauração do Duomo e concluir a fachada. No projeto original eram duas torres e até estátuas também foram planejadas, mas as Belas Artes de Veneza disseram que era um estilo ultrapassado e sua construção foi felizmente rejeitada. Sim, porque senão o dinheiro não teria sido suficiente. Algumas adaptações foram feitas para completar a fachada e foram concluídas também as laterais. Depois veio 2014. Aos 75 anos um padre deve se aposentar, eu já tinha 78 na época, havia renunciado por algum tempo. Não foi fácil deixar Montebelluna,mas o calor da cidadania demonstrado mesmo quando me ofereceram a cidadania honorária permanece no fundo do meu coração."

  


Tradutor:Google
Pesquisa:Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário