2 de abril de 2014

Postagem 073
CURIOSIDADE

ENTREVISTA COM FERNANDO BEDIN

PARA PIPOCA E NANQUIN




Para começar nos conte um pouco sobre você, onde nasceu, mora, o que faz na vida profissional?
Sou paranaense e morei em diversas cidades do estado. Tenho 30 anos, atualmente resido em Maringá e trabalho na área jurídica.
Quando você começou a se interessar por quadrinhos?
Desde criança meu pai lia gibis do Bolinha e Luluzinha  pra mim. Quando tinha cerca de sete anos de idade vi a coleção de gibis do irmão de um amigo e fiquei alucinado.
Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista?
Lembro sim, foi a revista Hulk 76 (Abril Jovem) O Golias Verde enfrentando uma dúzia de Vingadores me deixou louco.
Quando aconteceu a mudança de leitor ocasional para colecionador inveterado?
Acredito que foi com a publicação da “Morte do Superman”, em 1194.Antes disso, eu comprava apenas um ou outro , foi do Hulk, então passei a compra mensalmente a revista do personagem, e ai nunca mia parei.
Quantas HQs você tem?
Atualmente tenho 4302 gibis, tudo devidamente catalogado.
Já se desfez de algum exemplar e hoje se arrepende  muito?
Na verdade, nunca fui de me desfazer de gibis, porém, nos últimos tempos, resolvi dar uma bela “enxugada” na minha coleção. Cheguei a ter por volta de 6.500 gibis. Dentre os motivos está a questão de espaço e, principalmente, a qualidade das histórias que eu mantinha no acervo. Com o passar dos anos, de colecionador inveterado e viciado (que tinha mais prazer na posse do que efetivamente na qualidade da leitura) passei a ser muito mais seletivo no material que eu comprava. Claro que mantive algumas revistas de, vamos dizer assim, gosto duvidoso (risos), mas ai é por uma questão mais de saudosismo a sentimentalismo. Mas hoje tento ser mais seletivo no material que eu compr. Inclusive estou com umas três caixas de gibis devidamente separadas que eu pretendo vender (que contém edições raras e alguns encadernados). Acredito que atingi um amadurecimento como colecionador, passei da fase da compulsão para uma de colecionar boas histórias. Para uma revista ser mantida no seu acervo, eu me faço a segunda pergunta “Tem chances de eu reler essa revista?”, se  sim, as chances forem razoáveis, será mantida, porém, se a revista for ruim ou tiver poucas chances de releitura, vai para venda .. (risos). E sim , eu pretendo reler a minha coleção, ao menos boa parte dela. Outro fator que atualmente me faz desfazer de alguns gibis são os lançamentos em formato americanos ou formato de luxo. |Por exemplo, com o lançamento da invasão Secreta em encadernado, mas desfiz da minissérie. Com o lançamento dos Maiores Clássicos do Thor da Walt Simonson, abri mão de diversos formatinhos  (Superaventuras Marvel) e assim por diante.
Quais são os principais itens de sua coleção e minisséries completa, encadernados de luxo, edições raras e tal?
Sou um aficionado pelo incrível Hulk, tenho basicamente todas as publicações mensais especiais do personagem que foi lançado no Brasil, desde os tempos da Ebat. Passando pela Gea, Bloch, RGE, Abril  Jovem e Panini, tudo completinho. Tenho também os e Fantásticos da Ebal completo, e várias revistas número 1, como Defensores (Bloch)), Superman (Abril Jovem), Wolverine (Abril Jovem), Superventuras Marvel (abril Jovem), Conan (Abril Jovem), Novos Titãs (Abril Jovem), X-Men (Abril Jovem), Punhos de Aço (Bloch), Super-Herois Marvel (RGE), Thor (Bloch), Teia do0 Aranha (Abril Jovem) etc. e etc. Acredito que de minisséries e encadernados, eu tenha tudo de importante da Marvel e DC. Marvels, Watchamen, Rein do Amanhã, Cavaleiro das Trevas, Preacher, Sandman , 100 Balas, Ex Machina, Fábulas, Y-O Último Homem , Guerras Secretas, Crise de Identidade, Crise Infinita, Era do Apocalipse, Guerra Civil, Hulk Contra o Mundo, Zero Hora, Trilogia do lnfinito, Invasão Secreta, Odisséia Cósmica,  Dinastia M ., Saga de Thanos e etc.
Recentemente comecei a compra mangás, e não estou me decepcionando, Buda, Adofl e Lobo Solitário são sensacionais.Também gosto muito dos materiais independentes, autorais e “alternativos”, como Ranxerox, Fracasso de Público , Torre Negra, Habibi, Mau, Persépolis, Retalhos, Helboy, Robert Crumb, Joe Sacco e por ai vai.
Atualmente estou dando mais foco pros encadernados. Cada vez compro menos mensais.
Qual o item mais raro de todos?
Sem dúvida Super X 0 (Ebal) de julho de 1967.
Qual foi a maior raridade que já comprou pelo menor preço?
Comprei diversas edições # 1 por apenas R$ 1,00 EM SEBOS.
Você compra HQ importadas?
Sim e não (risos). Colecionei Incredible Hulk Vol.3 da #01 até a # 111, aí resolvi parar. Também colecionei a série Defenders do Busiek, mas já me desfiz desta. Recentemente fui para os EUA e acabei comprando alguns encadernados do Hulk, principalmente a  série “The Rampaging Hulk” que foi lançada nos anos 70. Comprei dois encadernados bem volumosos que abarcam as 27 edições e que dificilmente devem sair por aqui. Acabei adquirindo também um Hulk Visionaries John Byrne, Planet Hulk e Word War Hulk. Mas em regra, e não compro HQs importadas, prefiro guardar a saída dos matérias em terras nacionais.
Como você guarda sua coleção de HQs? E qual técnica usa para conservá-los?
Me casei e me mudei há pouco . Então resolvi mandar fazer um armário exatamente com o intuito de guardar a minha coleção no quarto de visitas. Como vocês podem ver pelas fotos, eu as guardo em um armário com uma profundidade suficiente para colocar duas colunas de encadernados (uma em frente a outra) em cada estante. Assim, sobrou bastante espaço. Imagino que caibam em torno de 8 mil revistas nesse armário. Ademais como o armário possui portas, não colo os encadernados em sacos plásticos, pois, a ver, atrapalha a beleza da coleção no momento da sua disposição. Como costumo deixa-las fechadas , geralmente não há poeira nas revista. As HQs mensais e minisséries eu guardo em sacos plásticos, mas por uma questão de manuseio e organização.
Todo colecionador tem manias, seja lá um ritual para leitura, uma bela cheirada na revista nova ou nunca se desfaz de nada, qual é a sua?
Acredito que eu não tenha muitas manias, apenas tenho três regras básicas: a) Ninguém rela nos meus gibis(seja para limpar ou qualquer outra coisa): b)Eu não os empreso (se quiser lê-los, vai ter que ler aqui dentro da minha casa, daqui eles não saem. (risos): c) Em hipótese alguma se deixa dobrar as capas ou abrir demasiadamente as páginas, principalmente em se tratando de encadernados.
Tem algum item que quer muito ter, mas está praticamente impossível de encontrar?
Sinceramente, não. Óbvio que existem materiais que eu ainda pretendo comprar, mas acredito que não seja por uma questão de serem “impossíveis de encontrar” que ainda não os tenho, mas sim em virtude de outras prioridades e o lado financeiro também que atrapalham muito em se ter tudo o que quer.
Qual foi sua última leitura e qual está sendo a atual?
Minha última leitura foi Morning Glories da Panini (muito boa por sinal), e atualmente estou lendo as mensais que sempre tem a preferência na leitura.
Quais foram os melhores quadrinhos que foram lançados em 2012?
Fracasso de Público; Habibi;Grandes Astros Superman (encadernado definitivo); 20th Century Boys;Monstar; A maioria dos encadernados Vertigo, como Hellblazer, Fábulas, Ex Machina, Preacher, 100 Balas e Y – O Último Homem;Os encadernados de Mortos-Vivos.
Obrigado pelo papo, Fernando! Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquin e colecionadores do Brasil.
Obrigado a vocês por disponibilizar esse espaço tão legal para os fãs de HQs exporem suas coleções. Parabéns pelo trabalho e deixo o meu recado: O mercado de HQs brasileiro nunca esteve tão bom.....aproveitem!!!!
Pesquisa da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário