25 de março de 2015

Postagem 602
BEDIN V.I.P.

MICHEL BEDIN


Michel BEDIN 

Sedan, 24 de dezembro 1942- Creteil, 07 de junho de 2013

© Jazz Hot 664, Verão de 2013
Estamos tristes ao saber da morte de Michel BEDIN
Michel era um membro ativo da equipe Hot Jazz, de 1990 a 2010. Eu o conheci em 1990, através de Muriel Vandenbossche New Morning. Ele estava trabalhando como jornalista para a publicação de uma cidade municipal nos subúrbios de Paris e me ofereceu alguns textos contas prestadas atividades culturais relacionadas com jazz.
Vindo de uma grande família de 10 filhos, Michael era um jack-of-all cultura, um excelente nível, um curioso em muitas áreas. Ele cultivou suas paixões com determinação e perseverança. Selos entusiasta chinês, ele presidiu a uma associação dedicada com essa paixão, acadêmica publicar boletins regulares. Da mesma forma, ele amava poesia, bem como a qualidade da sua escrita, a linguagem evidenciado. Sua professora passado e jornalista lhe tinha dado uma boa olhada para localizar em francês, ortografia.
Paralelamente a estas paixões, ele amava Brassens, acima de tudo, a canção francesa em geral, de que ele gostava, literatura em geral ele se aproximou connoisseur. É através deste canal que ele veio para jazz, jazz de Django e da canção francesa fez belos textos e músicas com toques de jazz, e ele acabou sendo um bom conhecedor de Django universo. Às vezes ele assinava seus textos Michel Grenier, por algum motivo que ele tinha. Ele foi um escritor prolífico, eficiente, tornando o texto sempre afiada na forma e substância, muitas vezes de origem.
Ele traduziu Inglês, chinês, russo, e ele tinha combinado suas paixões ao traduzir com um de seus irmãos, Robert, o trabalho do poeta russo contemporâneo e cantor Vladimir Vissotsky, que era o companheiro de Marina Vlady . Foi ela quem escreveu o prefácio a uma coleção de textos do poeta, baladas (Edições Janus) bilingually cujo conteúdo foi desenvolvido pelos irmãos Bedin.
Tínhamos feito um retrato de Michael, como parte de uma apresentação da equipe do projeto, a maior parte dele é porque ele diz-lhes com a cumplicidade dos mais jovens da equipe de tempo, Lucie Brasseur, que tinha jogado o jogo de perguntas e respostas. Este retrato é o que ele queria para o seu obituário, ele disse com um sorriso porque, fiel digno de Brassens, morte, dela apareceu regularmente em sua conversa; É por isso que eu te dizer isso hoje, como um dos seus desejos, apesar do pequeno intervalo entre nós, mas isso não muda a estima e amizade que tenho por ele, e como ele fala isso nos faz lembrar algumas linhas e alguns momentos porque é um tipo de vontade artística.
Michel tinha realmente deixou o Jazz Hot escrevendo há um par de anos, depois de uma disputa entre nós sobre a noção de responsabilidade, coletivo e da solidariedade, e continua a ser um arrependimento para mim, porque não temos teve tempo para resolver isso, e que sempre defendeu também as idéias de liberdade individual e coletiva, parentes de um comunismo humanista é um dos fundamentos da nossa história. Michel tinha sido associado com a editora de Jazz Hot, eo gerente foi até algumas semanas após um destes ataques que deixam vestígios. O traço neste caso foi uma ruptura tarde em uma questão de princípio, interpretado de forma diferente, como às vezes acontece na vida, mas eu continuo a olhar malicioso, seu humor, seu amor pela vida, belas cantoras de jazz ele sempre se ofereceu para entrevistar com os olhos brilhantes, simpatia em torno de uma boa garrafa e uma refeição, a sua visível prazer de estar em uma equipe e uma viagem de 20 anos com momentos de cumplicidade, felicidade como momentos de atrito que são o tempero da vida.

Nossos pensamentos estão com Yvette Mayor, sua companheira de longa data, para a sua família que conhecemos alguns membros (a mãe dele, Jean, Claude, Sacha-Céline ...).


Yves Sportis


Uma conversa entre Michel BEDIN e Lucie Brasseur

Michel Bedin nasceu a 1942 em Sedan, em seguida, zona proibida véspera de Natal, ou seja, não francesa, mas não alemão completamente. Depois de uma carreira dividida entre ensino e jornalismo territorial, juntou-se a escrita de Jazz Hot em 1990 ... Tendo aposentadoria chegou, ele dividiu seu tempo entre suas várias paixões: tradução do russo, chinês ou Inglês e jazz .

Michel Bedin: Mudei de Sedan, com a idade de 18 anos. Eu tinha sido feliz, e então eu tinha sobrevivido depois da morte de meu pai, com o fardo de uma família de onze pessoas. O que também me ensinou os limites da palavra. Para ser livre quando está com fome ou quando você não tem nada, não significa nada.

Jazz Hot: Você pode me dizer sobre a sua família? Você teve alguns membros de sua família ou músicos envolvidos no negócio da música como uma criança?
Eu era o mais velho de dez irmãos e meu pai morreu quando eu tinha 16 anos. A música era praticamente inexistente em casa. Só me lembro de dois discos, o primeiro Brassens e um fabuloso Armstrong. A primeira de 45 que eu comprei foi "Martinica", de Teddy Buckner.

Qual é a sua formação acadêmica e profissional?
Desmedido suficiente. Estudos hiper-clássica (latim e grego, philo) brilhante o suficiente. Pare para ganhar a vida, tomada por substituindo o russo grego, eu aprender sozinho e, em seguida, licenciatura em Francês, Inglês e versão russa tema. Então eu vou ensinar cooperação, Marrocos, onde aprendi árabe e Argélia.

Você era um professor. Como você se tornou um jornalista?
Ensinei durante 22 anos, e eu já tive o suficiente. Apaixonada por teatro, consegui convencer o News of Val-de-Marne para me confiar com, entre outros, o "Cultura". Então eu me tornei um repórter municipal em Villejuif. Eu era apaixonada por arqueologia pré-histórica porque eu fui muitas vezes no Sahara que é um verdadeiro museu a céu aberto, e eu tinha lido muito sobre o assunto. Além disso, quando o New, pedimos que queria abordar o núcleo Levalloisian Villejuif, eu agarrei a chance. Duas páginas deste núcleo reconstituídos provando a inteligência de um homem de Cro-Magnon, que teve de resultados decepcionantes, tentou apanhar, invertendo o seu trabalho. O artigo tinha chovido em lugares altos, e resultou em artigos explicando como a informação científica é para ser escrito. Daí a minha encomenda dentro de Villejuif quando entrei na imprensa municipal. Mas foi um acaso. No último Citroën, eu teria escrito um artigo patético.

Você é politicamente ativo?
Eu estava, comunista. Mas, em 1978, comecei a traduzir Vladimir Vissotsky com meu irmão e que, mais à esquerda decepcionante em 1982, ter-me mudado significativamente.

Em caso afirmativo, ela ressoa em seu gosto musical?
Eu nunca confundido arte e política. Eu aprecio Louis-Ferdinand Céline ou Ionesco tanto quanto Louis Aragon e Georges Darien. Meu envolvimento político passado não impactou o meu gosto, no entanto, ele estava no meu caminho (Marxista) analisar, pelo menos eu espero que sim.

No caminho você ouvir jazz e conversar?
Sem dúvida. Eu não me vejo ouvindo algo sem saber quem joga, da qual é, etc. Eu preciso do contexto histórico.

Quais são as suas preferências musicais (estilos)? Será que você, em algum momento, ouviu nada, mas jazz, durante a sua juventude, por exemplo (rock, disco ou variedade francês)?
Eu sou muito eclético, porque muito curioso. Eu escutei, e eu continuo a fazer, um monte de canções francesas. Eu gosto muito de Brassens, e eu experimentei o auge da música (Brel, Ferrat, Ferré, Béart, Wild, a cena Quebec, e tantas pessoas que esquecemos e que eram gigantes, Lapointe, Fanon Debronckart). Por outro lado, eu escuto a música clássica, ópera. Rock? não muito. Disco? cada vez.

Sua região de origem, ela teve um grande evento de jazz?
Os Ardennes era um deserto, a partir deste ponto de vista, e, além do rádio ...

Agora, você ouvir jazz, por quê?
Eu também ouvir outra coisa, mas o jazz é especial para falar comigo fisicamente. Quando é bom, eu gosto dele, eu tenho arrepios e cabelos que ficam em pé sobre os braços. Isso aconteceu comigo outro do que a leitura de poesia, ou Brassens e alguns outros, e algumas canções de ópera ou música clássica auditiva. Eu nunca passei por essa experiência com pintura, escultura e dança.

Como você começou a ouvir jazz?
Com as emissões "Para aqueles que amam jazz" e "River Deep" (evangelho), como todos os da minha geração, em seguida, com os discos. Clubes, que era muito caro para minha bolsa. Ouvimos as transmissões de shows na Europa e 1 canais em inglês.

O que é o jazz?
Esta é a definição de bons dicionários. A cultura da música, Africano inicialmente caracterizada por seu ritmo (balanço), e expressividade.

Isso ainda é uma música moderna? O que é a modernidade?
E David de Michelangelo é a escultura para o velho? Falando sobre arte em progresso é uma estupidez monumental. Lascaux é bem pintado Guernica ea Mona Lisa. Sozinho técnicas mudar. Modernidade é muitas vezes confundida com o novo. Moderne é uma palavra ambígua. A prova disso é que os tempos modernos da história, começando com a queda de Constantinopla, que o modernismo é um movimento literário hispano-americana do século XIX e um movimento literário brasileiro de 1922. Digamos que isso é o que fala gosto hoje, dadas as técnicas, que se mudaram. Mas o gosto é a chave para o abismo humano dentro de si mesmo. E isso está mudando muito lentamente. Aquiles dor com a morte de Pátroclo é semelhante ao que eu sinto agora na morte de um amigo de infância. E os sentimentos de amor de Petrarca para Laura são os mesmos que me sinto hoje.

Como é que o passado jazz "música para os jovens" a "música para o velho"?
Eu acho que essa afirmação é falsa. O que mudou é que o jazz estava na moda para os jovens e não é mais. Isso é por causa da "lavagem cerebral" operado por bandidos profissionais (rádio, TV, publicidade).

Jazz está agora identificada, quase como o clássico, música arte para a elite, enquanto ele começou como uma música popular. Por quê?
O clássico também tem sido uma música popular. A ópera foi cantado nas ruas da Itália. É uma moda passageira. Quando você coloca na frente de novo jazz que eles gostam. Exceto tolos, é claro, que preferem a sua sopa de costume. Os idiotas, eles existem, nunca devemos esquecer, não só entre os jovens. Mas muitos reagir de forma inteligente para enfrentar jazz. É a música que fala com eles. Um jovem que está no amor será bater mais forte por jazz do que qualquer outra música. Idem para que a dor.

Qual é a responsabilidade dos músicos na situação atual de jazz? Programadores? Sexo?
Na França? ou New Orleans? Responsabilidade sobre o quê? O declínio do jazz audiência ou invasão de sua esfera por alegada neo-jazz, acid jazz, jazz gripe, etno-jazz, disco-jazz e outras bobagens? Naturalmente, alguns músicos têm responsabilidades, aqueles que não são músicos de jazz e colocar o jazz rótulo para vender melhor. Mas isso é normal, é necessário que eles vivem. Eu prefiro não abdicam da sua música um adjetivo, como é feito para a música europeia, atual, Métis ou improvisadas. Isso evitaria muitos erros iniciantes. Os programadores também têm as suas responsabilidades. Eles também atender às exigências de rentabilidade. Os fãs também têm as suas responsabilidades, eu estou me referindo a snobs fundos que se sentem obrigados a amar como um grupo avant-garde, porque é bom. Dito isso, ele pode ser forçado a ter bom gosto.

Jazz evoluiu sempre. Para você, o que qualifica a tendência atual?
Se esta é a evolução do que você fala, é complexa. Antes de falar da evolução, há a base. Por que não podemos esquecer que ainda existem jogadores boogie-woogie, de novas orquestras orleans, swingers, de boppeurs, os jogadores livres, etc. E essas pessoas não são todos da cópia. A boppeur 2004 já, necessariamente, ouviu Charlie Mingus. Assim, ele não pode jogar como em 1945. Eu não sei se as categorias que foram feitas na história do jazz são relevantes. Poderia ter sido melhor para dividir o jazz jazz popular e aprendeu jazz, escrita jazz e jazz improvisado. Poderia ter sido melhor dividir a história do jazz a partir dos números, especialmente sobre música pessoal por definição. Teria sido Armstrong e músicos que gravitavam em torno dele, Ellington e sua, Coltrane e seus seguidores, a equipe de Charlie Mingus, Miles Davis e Davissiens, Ornette Coleman e músicos free-jazz, como Mozart e tivemos o mozarteano a nebulosa Bach, Chopin e do romântico (não foi fácil), Stravinsky e os cubistas. Pois é os grandes músicos que definem um gosto deles, e os músicos evoluir durante a sua vida. Que semelhança há entre ele e Miles Davis Miles Davis 1945-1985? Voltar para a evolução em curso na Europa. Vamos colocar de lado os falsos amigos e vigaristas (lá). A evolução é sons de contaminação ouvido em outro lugar. É certo que o rock, muito mais do que a chamada música contemporânea, bem como novas técnicas de gravação e criação de música afetar jazz e modificá-lo. As novas tecnologias de aprendizagem como instrumentos. Mais perfeição estava no jogo, às vezes em detrimento de inspiração. Dito isso, eu gosto do conceito de música clássica expressivo sugerido por Yves Sportis no Hot Jazz nº 613, na introdução à entrevista com Brad Mehldau. Ele faz definir músicos como Manuel Rocheman ou Martial Solal. Um dos problemas a ser resolvido para músicos de jazz franceses é que eles são muitas vezes inspirados, e isso é normal, que é a sua cultura, por fontes europeias. Devemos beber jazz americana ou adaptar suas fontes europeias. Dito isto, Django Reinhardt fez um sucesso do "Dance norueguês" por Grieg no balanço cigana.

Por que e como você está dedicado a si mesmo no balanço cigano?
Esta é uma história antiga. Meu amigo de infância Alain Degenève tocava guitarra e era apaixonado por Django. Foi ele quem me disse tachado reinhardtiens, os acordos mal, incrível reduzidos e destruidor pegar strings. Que o put de fora que já não ouvir esta rádio estilo amaldiçoado com o advento da música pop. Gypsy swing um lados espumantes, brilhante, colorido e movimento. I Ardennes, fui treinado por Rimbaud. A Jazz Hot, eles logo viram que o balanço do cigano, que foi a minha "coisa", em seguida, ele foi passado para mim. Dois meses antes da morte de Alain Degenève, eu tive a sorte de fazê-lo ouvir a minha CDs gypsy swing. Ele estava feliz como uma criança a redescobrir este re-nascimento. Tornou-se professor universitário e acreditava que o balanço cigano tinha desaparecido.

Este nome é um pouco o seu. Por que "swing" e não "jazz" e porque "gypsy" e não "Gypsy" ou "Gypsy", por exemplo?
O nome já existia antes de mim. É verdade que eu impôs a regra de não mais usar o termo "swing cigana". Por que não balançar e jazz? Porque existem puristas, e eu os respeito. Eles não estão errados, não é muito jazz. Em seguida, coloque uma nacionalidade a um jazz é contrário aos meus pontos de vista. Jazz tem uma vocação global. Jazz francês, isso não significa nada. Pessoalmente, acho que o jazz cigano balanço é falado com sotaque francês. Por cigano? Referindo-se a Django, que estava. Eu prefiro reservar o swing cigana prazo para jazz falava com um sotaque espanhol, swing e jazz cigano com um sotaque russo falou. E podemos continuar assim, swing para o sotaque klezmer judaico, swing para sotaque europeu Oriente Europa Central, etc. Desde que ele oscila, é claro, e isso é mais ou menos no espírito de Django Reinhardt. O objectivo destas "rótulos" é dar ao jogador chave para ajudá-lo a descobrir o que é e para restringir sua escolha.

O que os músicos de jazz que você aconselha novatos para ouvir os fãs de jazz?
Desde o início, os clássicos: Armstrong, Billie, Ella, Count Basie, Ellington, e, em seguida, o blues e gospel. Como começar com Coltrane, Mingus ou Davis? Deve haver algum engano. O que podemos entender Ornette Coleman se a pessoa não sabe contra o que e contra quem ele luta?

Deve falar Inglês para falar ou escrever sobre jazz?
Isto é útil, não é essencial. Sempre haverá alguém para traduzir para você. É ainda uma cultura de música Inglês.

A passagem em os EUA é necessário quando queremos entender esta música e cultura?
É a mesma coisa, útil, não é essencial. As pessoas vão para os EUA e não a entendem, outros ler, ver filmes, discutir e saber mais. Dito isto, a visitar a cidade de Nova Orleans com inteligência, ou seja, não fazer French Quarter 4 horas da tarde, como eu ouvi, mas para onde ir com os moradores locais Isto é incrível, é uma experiência extraordinária. Voltando convertidos.

Qual é o papel da crítica?
Um papel de olheiro. O bom crítico deve ter uma cultura superior ao de muitos músicos, e ter construído uma estética bem definida. Ele deve ouvir muito, ler muito (eu li £ 200 por ano), ser curioso sobre o que acontece na literatura, cinema. "A crítica, Baudelaire, deve ser tendencioso, político e pessoal." Parece uma provocação, mas não todos. Os galpões críticas leve, agradável ou não, qualquer que seja, mas informa sobre o que ouviu, e o que ele quer ouvir. O artista eo público seguir seu conselho ou não, mas a crítica não deve ser um distribuidor de louros ou punição.

Quais são as suas principais critérios?
A beleza e, em seguida, meu cabelo nos braços. Na Grécia antiga, a beleza era um sinal de moral. Devemos voltar.

Como você constrói uma coluna disco?
Eu escuto uma vez, de carro ou a fazer outra coisa. Isso me dá uma visão geral. I potassa livreto, se houver um, e eu tento aprender mais (dicos, documentação Jazz Hot). Então eu escuto atacar a si mesmo, tomando notas entre cada peça. Então eu escrevo.

Um relatório juntos?
Durante o show, eu tenho no meu bolso, um ditafone, a quem eu digo alguns pensamentos e algumas notas durante os aplausos. Transcrevo essas notas, às vezes é desmedido, eu deixei um dia e eu escrevo, com notas sobre o nariz. A primeira impressão é muitas vezes a melhor.

O que, na sua opinião, a responsabilidade das políticas na situação jazz na França e na Europa?
Considerável. Alguns "jazz" seriam bons servos. Em vez de dar subsídios aos seus clientes, as políticas fariam melhor para facilitar a difusão de jazz ao vivo pagando quartos gratuitos para os organizadores, oferecendo subsídios aos artistas para a Berklee ou Lincoln Center, deixando de ter os olhos hexagonal. Eles poderiam taxa zero concertos vocação cultural. Organizar concertos tornou-se impossível legalmente.

Qual é o peso da crítica?
Eu acho que é significativo. Alguns jogadores preferem uma assinatura especial e confiar nele. Ela ajuda a descobrir jovens talentos.

A imprensa, como um todo, ele cumpre o seu papel? Por que e como?
Claro que não. Os repórteres problemáticas ou como afirmado é que o jazz é uma arte, mas também uma indústria. Na maioria dos jornais, o advertorial, mais ou menos óbvia, é a regra. As publicações são como uma corda suporta um enforcado pelas grandes gravadoras, as instituições, as finanças. Se Flaubert voltou, ele não disse: "eu chamo de" burguesa "que pensa mesquinhamente", mas eu chamo de "comercial" ... A Jazz Hot precisamente o contrário.

Como você chegou ao Jazz Hot?
Ela tinha sido vários anos desde que cobriam o Festival de Música de Inverno de Nova Val-de-Marne. Eu fiz isso como um favor a um amigo, Muriel Vandenbossche, como de costume, eu chroniquais como teatro e dança. Foi ela quem me apresentou Yves Sportis me fez entrar Jazz Hot. Dois meses depois, a revista porque correu mal gerido. Quando ele re-lançado em outubro de 1991, ele me atraiu.

Quais são as diferenças entre seu trabalho como jornalista em Jazz Hot and media organização para a qual você trabalhou?
Notícias do Val de Marne, eu cuidava de cultura, incluindo teatro e freio eles me deixaram no pescoço forma bastante surpreendente, também. Lembro-me de uma história sobre Claudel que poderia surpreender, como já havia sido conquistado. Mas as palavras no palco eram claramente reacionária, mas excelente. A diferença está entre o trabalho do jornalista municipal em Villejuif, e Jazz Hot, era dia e noite .. E aqui é a diferença entre a imprensa municipal e da imprensa. Os funcionários eleitos, em todos os cantos, nunca entendi nada à informação. Eles querem que a comunicação, ou seja, propaganda em seu favor. Como é que eu consegui essas contradições? Em primeiro lugar, evitando cuidadosamente a política, porque, apesar de muitas vezes eu estava de acordo com o sentido geral, eu não teria aceitado. Além disso, considerando que o trabalho editorial me pediram foi principalmente uma técnica que eu dominei bem e que me permitiu ajustar rapidamente o que teria levado horas para os outros. Jazz Hot é total liberdade, o que não exclui a responsabilidade.

Se você ficou lá tantos anos, quais foram as razões?
Food, meu caro Watson. Mas eu compartilhei intenções amplamente sociais do prefeito e de gestão em conformidade.

O Jazz Hot traz para você, você não vai encontrar em outro lugar?
A liberdade livre. True. As pessoas que estão envolvidas na gestão física da revista (publicidade, contato com gravadoras, etc) e os jornalistas se reúnem uma vez por ano para a Assembléia Geral. Isto é essencial. E ali, no Jazz Hot, verdadeira fraternidade. Ele dá "liberdade, o homem de cor", para citar André Breton.

Que tipo de conversas que as relações com o resto da equipe?
Como você conhece a si mesmo, as pessoas da equipe são pessoas maravilhosas. Podemos falar sobre a família? Sem dúvida, especialmente daqueles que precisam de encontrar um. Pela minha parte, eu encontrei o que eu chamo de uma família amigos. Que é significativamente melhor, como alguns membros da família podem decepcioná-lo enquanto entre amigos, todos são escolhidos. "The Big Chill" de alguma forma. Helen e Yves são de generosidade incomparável e eles passar para os outros. Jerome em seu caminho é um Sportis também. E todo mundo mantém a sua personalidade, permitindo engueulos memorável.

Jazz Hot trazer-lhe a liberdade. O que você quer dizer com isso?
"Liberdade livre", como ouvi Rimbaud. Ou seja, a liberdade total, o que não significa irresponsabilidade, a liberdade de alguém que sabe o que significa liberdade. Eu me sinto livre para dizer o que penso, não diga nada, porque eu não acho nada. Pode ser que eu esteja errado, quando eu uso um julgamento negativo (e não é um detalhe, pois é de grande importância para o músico, por exemplo), mas, por um lado, é de boa-fé e eu tento para garantir que ele está documentado. Neste caso, a verdade é que eu carregava um julgamento negativo, porque eu pensei que a abordagem do músico era perigoso para a música, porque ele foi submetido a influências mercantis, porque ele não sabia .... etc.

Que tipo de trabalho traz-lhe o máximo de satisfação de Jazz Hot?
Entrevistas. Às vezes, você se deparar com pessoas maravilhosas que tiveram incrível jornada. O que eu gosto em entrevistas, que é quando eu cheguei (às vezes ele não funciona) para mover a partir da entrevista discussão amigável tradicional e onde juntos, tratados com o artista para de qualquer problema, filosófica, política, artística, humana ou não.

Você desenvolve outros projetos do que Jazz Hot cerca de jazz?
Eu Não. Quando lhe pediram para dar uma mão para criar um lugar para ouvir jazz que eu gosto, eu faço. Eu fui presidente da Jazz Esselières em Villejuif ou secretário Jazz'Arcueil. Acabamos de entrar em contato comigo para um projeto em Plessis-Treviso (94).

Desde que você Jazz Hot, quais são suas maiores satisfações, seus grandes memórias e seus maiores arrependimentos?
O CD que eu tinha aconselhado Rodolphe Raffalli fazer, a partir da música Brassens. Ele finalmente decidiu eo CD já vendeu muito bem. Meus grandes memórias, eles são inumeráveis. Este é um boi em Bayonne com Roy Hargrove desencadeou até o amanhecer. Ou uma noite em New Orleans com Irvin Mayfield, por exemplo. O meu grande pesar, estes são todos grandes que eu conheci e eu nunca entrevistado por timidez. Sarah Vaughan a Louis Armstrong, mas Michel Petrucciani Stéphane Grappelli.

Falamos sobre algumas quebras na história do jazz. Estes cortes realmente existe ou foi realmente continuidade lógica?
No jazz, (como no rock, para que o assunto), o Black inventou coisas, e Whites conseguiram vender. Este é o caso da Nova Orleans que cópia em branco Dixieland. Resultado, pergunte a qualquer um o nome de um grande músico de New Orleans responderá Claude Luter e Acker Bilk. Eu não tenho nada contra eles, mas ainda assim. Mesmo com as grandes bandas. Glenn Miller, vamos responder-lhe, como Count Basie, Fletcher Henderson, Duke Ellington, ainda é o andar de cima. Então, rupturas, houve: bebop, o livre bop, duro. O problema é que alguns músicos começou em grande estilo para continuar ou voltar para o outro, e até mesmo levou os dois estilos juntos. As categorias que fizemos, pois eles são sempre as pessoas brancas que falavam de jazz e tentaram classificar, são convenientes, mas não confiável. Espero que os afro-americanos escrevendo sobre jazz e oferecer conceitos mais relevantes como o nosso.

Jazz é ainda uma música subversiva?
Muito mais do que pensamos. E nem sempre onde você pensa. Não especialmente pela nova a todo o custo, esfregando rap ou tchatchant Occitan ou Breton. É subversivo, embora o desafio não existe mais, simplesmente porque ela existe. O Conservatório de Música está incomodado com a existência de Coltrane, Ellington, Marsalis ou Sonny Rollins, que marcou o século XX Olivier Messiaen mais ou Landowski.

O que é um artista?
Pergunta difícil, mas vou tentar respondê-las. A vida tem o sentido que queremos dar. O artista, para mim, é aquele que, consciente ou inconscientemente (um artista pode ser estúpido), metade abre uma cortina em um mundo como eu gostaria. Ordem e beleza, luxo, calma e volúpia, mas Charles Baudelaire disse antes de mim.

O que, na sua opinião, as apostas da batalha de jazz?
Eu não faço muitas ilusões sobre o resultado da batalha. Em 50 anos, alguns graves idiotas analfabetos falar de jazz europeu, muito sabiamente, dizendo que a música de improvisação, que, em seguida, combinar todos os tipos de música nasceu na França e lembre-se o grande velho Claude Debussy e Milhaud. Como as pessoas estão se tornando amnésico ... E vamos continuar a vender a bela loira boneca de dezesseis anos que canta jazz, a descoberta dos discos Machintruc ano. E durante esse tempo, haverá, talvez, em algum lugar músicos swingueront-los para a sua fruição.

Você cobre muitos festivais de jazz. O que significa para você?
É o encontro com pessoas que não são o mesmo que nos clubes, e não especialistas, que são o futuro público potencial de jazz.

O que você acha da situação de festivais de hoje?
Um festival, que deveria ser uma vitrine para as pessoas a tomar o gosto, em seguida, ir a clubes. Na maioria das vezes, é uma vitrine para exibir grandes estrelas de nomes raramente acessíveis em clubes. Às vezes, não há clubes para retransmitir. Além disso, nos últimos tempos, os imperativos econômicos chamar os organizadores para programar qualquer coisa, mas jazz. Onde confusão para o iniciante que leva público Eddy Mitchell para um músico de jazz.

O que é um disco, um CD?
Este continua a ser o jazz gravado seja um produto acabado (excepto vivos), que foi "consertado" Quero dizer, modificado, dominado, etc. Isto é, não significa que o jazz ao vivo. Mas é o principal meio pelo qual nos aproximamos jazz. Sem os discos, jazz ainda confinada a alguns clubes negros de Nova Orleans.

Ela agora tem novas técnicas de gravação, como re-gravação.

Traducão: Google
Pesquisa : Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário