29 de março de 2015

Postagem 610
BEDIN V.I.P.

LARISSA BEDIN


Visto USA X Permanência

Visto e Permanência são dois documentos completamente diferentes e que causam muita confusão na cabeça das pessoas...

Então, here we go:
O Visto Americano é o documento exigido pelo governo (americano) para a entrada no país. Este é solicitado junto ao consulado americano, ainda no Brasil. Sem ele você não consegue entrar nos EUA. O consulado analisa sua documentação e determina uma validade para o seu visto. O meu visto, por exemplo, é o visto B-2 e tem validade de 10 anos (até 2022). Isso indica que, dentro desse período, posso viajar para os EUA sem ter que ir ao consulado solicitar o visto novamente.

Para cada tipo de visto é exigido uma documentação diferente, os mais comuns são:

- Visto B-2: Viagem de Turismo, Negócios ou tratamento médico;
- Visto F-1: Estudante;
- Visto J-1: Intercâmbio, Estágio, Au Pair


O visto é impresso no passaporte.

Bom, tendo o visto você já pode comprar a passagem!

No momento de desembarque em território americano, você passará pela imigração. Nesse momento, você recebe um formulário (I-94) carimbado com a data de entrada e data de saída do país. Essa é a sua permanência, ou seja, o tempo que você pode ficar no país!

Formulário I-94.

Apesar do nervoso minha entrevista foi super tranquila, só me pediram qual era o meu destino, o que eu tinha vindo fazer e quanto tempo iria ficar! Formulário carimbado com permanência de 6 meses.

Esses prazos concedidos não são regras, variam de acordo com a sua documentação, com o que você diz na entrevista, com o humor do filho-da-puta senhor(a) que te entrevista!
É possível renovar o tempo permanência no país?

Sim! Sempre há uma esperança...e funciona da seguinte maneira: Se você veio até os EUA com o visto B-2 ganhou 6 meses e achou pouco, você pode solicitar ao governo americano que estenda a sua permanência aqui. Essa solicitação é feita por um formulário e enviada por correio. O governo te encaminha um novo I-94 contendo um novo prazo. Mesmo que a sua solicitação tenha sido negada, ele te encaminha uma nova data de saída do país, para que você não fique ilegal. Como nem tudo são flores, correm boatos que isso só acontece uma vez na vida! Ou seja, você consegue a renovação da permanência somente na primeira vez que solicita.

É possível estudar com o visto de turismo?

Depende. Se você quer fazer "cursinho" de inglês isso não é um problema. A maioria das escolas aceitam que você faça cursos de idioma, de curta duração, sem possuir um visto de estudo.
Agora se o lance é curso técnico/graduação/MBA o visto de estudo é indispensável. O ideal é verificar os requisitos dos cursos, porque a maioria também exige o exame TOEFL!

Só pra concluir....viajar pros EUA é burocrático, o processo é lento e muito chato, mas não é impossível. Muitas agências de turismo disseram que eu não ia conseguir o visto. Alegavam que era pelos meus 21 aninhos, por estar formada e solteira, por não poder comprovar vínculos com o Brasil, porque meu cabelo era loiro, uma até disse que eu era "bonitinha" demais. Francamente...

Cá estou, loira e feliz, provando que não foi o terror que me "pintaram"!


Postado porLarissa Bedin    
Pesquisa da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário