11 de fevereiro de 2022

 

Postagem 3.877

BEDIN V.I.P.

DON CLETO BEDIN

Resultado de imagem para dom cleto bedin

Don Cleto BEDIN

Don Cleto Bedin: "Montebelluna no coração"

O ex-pároco, que promoveu a restauração da Catedral, é hoje o reitor do Santuário da Rocca, em Cornuda.


Don Cleto BEDIN: "Montebelluna no coração"

Montebelluna , 01 de maio de 2019 às 12h59


Don Cleto BEDIN: "Montebelluna no coração". O ex-pároco Don Cleto BEDIN , 83 anos em 17 de março do ano passado, permaneceu no coração do povo montebelluna, pelo que fez e pela empatia que conseguiu demonstrar dentro da comunidade. Don Cleto BEDIN é cidadão honorário da cidade de Montebelluna, reconhecimento recebido com cerimônia oficial em 6 de janeiro de 2017 pelo prefeito Marzio Favero na Catedral de Montebelluna na presença do atual pároco, Monsenhor Antonio Genovese.


Fomos visitá-lo no Santuário da Rocca, em Cornuda (sua cidade natal), onde é reitor desde julho do ano passado. Ele está perfeitamente à vontade naquele oásis de serenidade e meditação, de onde hoje você também pode desfrutar de um panorama magnífico, em um dia ensolarado após a tempestade e a imponente imagem do Cesen coberto de neve, embora já esteja se aproximando do mês mariano . . «Por favor, sentem-se», diz-nos com a sua proverbial bondade e calma - vindo até nós para abrir o portão atrás do Santuário que dá acesso à reitoria. Sorridente e ao mesmo tempo um pouco surpreso com essa visita inesperada. "O que posso dizer, sou apenas um padre idoso", brinca ele após as apresentações. Entregamos-lhe um exemplar da Semana Montebelluna semanal: "Sempre leio - diz - um paroquiano me traz todos os domingos".





Conte-nos como você chegou aqui, neste lugar de paz


"No verão do ano passado, o bispo, Sua Excelência Monsenhor Gianfranco Agostino Gardin , me ligou pedindo que eu assumisse um novo posto, aqui no Santuário". os jovens - respondeu ela - devem ir às paróquias e correr. vá." Alguns meses antes, ele havia sentido saudades de Don Giovanni Tasinazzo , ele tinha 90 anos. Então aceitei o trabalho ".
Um regresso ao país onde nasceu e cresceu


"Quando criança, muitas vezes vinha a pé ao Santuário, pelos caminhos. Era bom voltar para casa, rever velhos amigos e conhecidos. Os lugares da minha infância e da minha adolescência, quando amadureci com mais clareza minha vocação. no seminário aos 15 anos. Em 1963 fui ordenado sacerdote na Catedral de Treviso, por Monsenhor Antonio Mistrorigo , Sua Excelência . Tornei-me então capelão em Salzano, onde Monsenhor Furlan também tinha sido pároco . Seminário de Treviso, P. Guido Santalucia, ele me chamou, em 1969, para treinar os meninos. Era para ser um posto temporário, mas fiquei 25 anos lá. Naquela época eu estudava teologia pastoral, você é formador e 19 é reitor. Foram momentos de crise vocacional, anos de protesto.


Fiz um caminho de renovação também na animação vocacional e foi com grande satisfação que partindo de 19 seminaristas chegamos a 55” . Magnani , para substituir Dom Paolo Martini que estava se aposentando


"Foi uma grande satisfação e logo encontrei uma grande acolhida do povo. O meio ambiente também foi cuidado na pastoral, tive dois capelães e uma penitenciária. Sempre carrego no coração a Montebellunesi, cidade que marcou minha vida como homem e religioso".
O povo de Montebelluna também agradece o grande trabalho de restauração da Catedral
"Eles duraram cerca de três anos e envolveram investimentos consideráveis. Meus antecessores haviam construído uma colônia à beira-mar em Iesolo. Nós a vendemos e com o que fizemos foi possível iniciar a restauração da Catedral e a conclusão da fachada. No projeto original eram duas torres e até estátuas também estavam previstas, mas as Belas Artes de Veneza diziam que era um estilo ultrapassado e sua realização foi felizmente rejeitada. Sim, porque senão o dinheiro não teria sido suficiente. Algumas adaptações foram feitas para completar o fachada e foram concluídas também as laterais. Depois veio 2014. 

Aos 75 anos, um padre tem que se aposentar, eu na época já tinha 78, eu já havia renunciado há muito tempo. Não foi fácil deixar Montebelluna,mas o calor da cidadania demonstrado mesmo quando me ofereceram a cidadania honorária permanece no fundo do meu coração 

Tradução:Google

Pesquisa:Internet

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário