24 de fevereiro de 2022

 

Postagem 3.896

BEDIN V.I.P.

TOMASO BEDIN



A prisão da lembrança

Após 12 anos de prisão, a nova vida de Michele Montagnoli: uma cooperativa que devolve o trabalho e a dignidade aos detentos

DE SARA LOFFREDI

6 DE FEVEREIRO DE 2022

A prisão da lembrança

ITÁLIA. Vigonza. 22 de dezembro de 2021. Desmontagem de máquinas de café.Giovanni abraça Michele, uma das fundadoras da cooperativa. Empregados da cooperativa "all'Opera", uma cooperativa fundada para reintroduzir ex-reclusos, pessoas desfavorecidas e deficientes ao trabalho. LORENZO MELONI
Aestrada está envolta em neblina. No pedágio de Verona Sud, vislumbro um carro parado à direita e ao lado dele um homem parado, reto, olhando para a estrada. Acho que é a pessoa com quem estou namorando. Eu paro, respiro. Eu me pergunto se realmente sinto vontade. Não posso responder, mas saio do carro. O homem vem em minha direção com a mão estendida: "Michael, por favor."

Entro no carro dele, em direção a Pádua . Quando eu estudava Direito, um dos meus pontos fortes era a função reeducativa da sentença e agora eu a relembro, para que minha agitação dê um passo para trás.

Michele Montagnoli matou seu parceiro em 2005 e foi libertado da prisão em 2017, depois de cumprir doze anos de prisão. Dirigimo-nos à sede da cooperativa All'Opera , empresa da qual é sócio fundador e que se ocupa da reintegração laboral e social dos presos. O outro sócio é Massimiliano Miele : os dois se conheceram anos atrás dentro do presídio Due Palazzi , na cooperativa Giotto. "Nós cuidamos de presos, é verdade, mas não só". A voz de Michele me tira dos meus pensamentos. “Também contratamos requerentes de asilo, pessoas pertencentes a categorias protegidas e desfavorecidas em geral, que estão lutando para procurar emprego”.

Paramos em Vigonza, sede da Fralex, empresa especializada na montagem industrial de pequenos eletrodomésticos. A cooperativa ficou encarregada da desmontagem das máquinas de café e do enlatamento das pastilhas. Eu me aproximo dos caras que estão trabalhando no armazém, troco algumas palavras com eles. Hu tem 32 anos, ele me diz que fora da prisão não havia ninguém esperando por ele e ele o faz em um italiano incerto. Ele vem aqui de bicicleta. "Você mora longe?" Ele balança a cabeça. "Encontramos um quarto para ele na aldeia", acrescenta Massimiliano, o outro sócio. “Também tentamos dar uma mãozinha para eles em questões práticas, entrevistas com a assistente social, documentos. Sabemos o que significa». "Por outro lado", continua Michele, "as almas de All'Opera são duas, a empresarial e a social,

Volto para o carro com ele, a segunda parada é no escritório deles em Pádua onde Tommaso BEDIN , representante legal da cooperativa , nos espera . Quando Michele fala novamente, ele olha para a estrada. “Na cela você pode mentir para todo mundo, mas não para si mesmo. Você tem muito tempo para pensar no que fez e na vida que o trouxe até lá. A prisão me salvou. Eu costumava fazer ralis e sempre tinha muito dinheiro e muita cocaína nas mãos. Aos trinta anos eu trabalhava no negócio da família e um dia meu pai me ofereceu para confiar um negócio a prisioneiros. Eu disse a ele que ele era louco e que eu nunca quis ter nada a ver com aquelas pessoas lá. Então me tornei eu, aquelas pessoas ali. E agora os meninos que ajudamos são ».

Caras como Hu, na verdade. Ou como Giovanni, que tem 42 anos e aparece sorrindo para mim na tela, conectado de Bari, onde se juntou à família para obter uma licença. É o que se chama de "artigo 21": ele sai da prisão apenas para trabalhar, coordena a equipe do armazém de Vigonza e à noite volta para sua cela. "De manhã acordo e fico feliz por ter um compromisso a enfrentar", explica-me, "às vezes não é fácil fazer com que muitas pessoas de diferentes nacionalidades se dêem bem, mas estou empenhado em fazer com que todos trabalhem Bem juntos". Ele me fala sobre sua trajetória, sobre o papel fundamental que os educadores tiveram. E conclui sucintamente: "Hoje sem trabalho não sei ficar".

Uma das primeiras perguntas que fazemos a uma pessoa desconhecida é: "O que você faz?". Desse ponto de vista, dar emprego a quem esteve na prisão e cumpriu pena significa oferecer uma nova e concreta possibilidade de identificação, para evitar ao máximo a perpetuação de comportamentos desviantes e criminosos . «Não quero esquecer o mal que fiz», diz-me Massimiliano, «porque o esquecimento faz com que os acontecimentos se repitam. Se eu tivesse permanecido nos outros institutos, teria continuado a ser quem eu era. Foi um educador que veio dos Dois Palácios para me contar o que foi feito em Pádua, quando eu estava em Palermo. Eu queria vir aqui imediatamente ».

"O trabalho está no centro do meu projeto de mudança", diz Giuseppe, um homem de 46 anos que trabalha na All'Opera há um ano e meio. «Sou responsável pelo acabamento das impressões auriculares da GN Hearing, que produz aparelhos auditivos. É um trabalho delicado, sempre acho que do outro lado tem uma pessoa que precisa de um aparelho para poder ouvir. Quando cheguei, estava com medo, nunca se sabe como os outros podem reagir. Mas só pensava em fazer o meu trabalho da melhor forma possível, o resto vinha por si».

« Fomos o primeiro cliente da All'Opera»Admite com orgulho Giulio Sartori, gerente de atendimento ao cliente Itália da multinacional GN Hearing. “A empresa tinha uma necessidade operacional e uma social foi apoiada: a sensibilidade já existia, nossas refeições são geridas pela cooperativa Travessia de Trabalho que atua no presídio de Pádua... mas entre ter funcionários externos ou internos a percepção muda”. "E como foi?", pergunto a ele. Pausa por um momento. “Diante dessas questões há duas visões, uma é aquela que considera a mudança impossível e então não resta nada além da pena de morte. A outra é aquela que não identifica um preso com seu crime e pensa que pode haver uma recuperação da pessoa. Neste último caso, os fatos contam mais do que as palavras. Temos sido facilitadores, mostramos que acreditamos nisso”.

“ O trabalho é o primeiro passo para a reinserção na sociedade ”, explica Melania Russo , psicóloga que desempenha um papel fundamental na cooperativa All'Opera . «Aqueles que saem da prisão muitas vezes ficam sem pontos de referência e acontece que voltam a encontrar situações disfuncionais. Ter um emprego é crucial para evitá-lo. Muitos têm dificuldades de relacionamento, dificuldades em seguir as regras de trabalho; a cooperativa cuida desse aspecto e eu os acompanho no processo: não se trata apenas de ensinar um ofício, mas de construir um caminho de mudança, uma nova vida”.

"A única maneira de desenvolver um senso de responsabilidade nas pessoas é confiando-lhes responsabilidades", lê-se na sede da Italchimica, uma empresa italiana de limpeza e higienização profissional. Stefano Belloni , chefe de recursos humanos e assuntos jurídicos, tem ideias claras sobre isso. «Conseguimos muitos objetivos nestes dois anos que são tão difíceis para todos. Agora queremos devolver valor à comunidade com projetos sociais. Estamos interessados ​​em ser um dos contextos onde atividades como as do All'Opera são recebidas e valorizadas, estamos a raciocinar com eles em termos de colaboração para o novo ano ».

No caminho de volta para Verona, Michele me deixa ouvir algumas das muitas mensagens de voz que recebe. "Se você tem um trabalho para mim, eu vou." "Eu sou bom em atividades manuais, você tem alguma coisa?" Ele e Massimiliano são uma esperança para quem ainda está lá dentro, a prova de que existe a possibilidade de uma vida diferente. Em abril de 2020, em uma praça de São Pedro deserta, Michele participou da Via Crucis com o Papa Francisco junto com Dom Marco Pozza, capelão da prisão de Pádua. «O Papa disse-me que sou uma pessoa viva que ressuscitou. Não sou mais o homem que era, meu único desejo seria voltar para consertar, mas você não pode. Mesmo que por lei eu seja livre, na realidade nunca serei, porque todos os dias tenho comigo a consciência do que fiz, da dor que causei”.

Eu o cumprimento, volto para o carro. Como dirijo por uma estrada sem neblina, acho que teria sido mais fácil para mim não saber do crime de Michele. Há abismos pessoais em que é melhor não mergulhar. Mas acreditar verdadeiramente que a punição tem uma função reeducativa, como está escrito em nossa Constituição, também significa entender a importância de contar uma história como a de All'Opera . O significado deste empreendimento está inteiramente nas palavras que o presidente de uma grande fundação de Pádua dirigiu um dia a Michele e Massimiliano: «Seu projeto me faz sentir confortável. Especialmente para os meus netos ».


Após 12 anos de prisão, a nova vida é uma cooperativa que devolve aos presos trabalho e dignidade.  Mas aquele cometido por...
LORENZO MELONI
1/10
Após 12 anos de prisão, a nova vida: uma cooperativa que devolve aos presos trabalho e dignidade. Mas o cometido por Michele Montagnoli é um crime horrível, que em todo caso o prende ao passado. E isso mexe com a consciência daqueles que decidiram conhecê-lo.


Hu um preso auxiliado pela empresa All'Opera.

 Dopo 12 anni di carcere la nuova vita una cooperativa che ridà lavoro e dignità ai detenuti. Ma quello commesso da...

LORENZO MELONI
2/10

Hu, um preso auxiliado pela empresa All'Opera.

 Hu un detenuto aiutato dall'impresa All'Opera.

Massimiliano Miele sócio de Michele.

Massimiliano Miele socio di Michele.

LORENZO MELONI


Tradução:Google

Pesquisa:Internet


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário