10 de setembro de 2019

Postagem 2.712
BEDIN V.I.P.

ERIC BEDIN 


Pesticidas Deux-Sèvres : esses medidores que semeiam raiva
0 09.09.2019 19:54
A disseminação de produtos fitofarmacêuticos está provocando cada vez mais indignação.



Foto O Courrier de l'Ouest - Marie DELAGE


Domicílios nas margens de terrenos agrícolas, Deux-Sévriens afirmam ser vítimas de tratamentos químicos.

3, 5 ou até 10 metros é ridículo! " Pela janela, em sua subdivisão localizada nos portões de Niort, Maryline * realmente não prova as propostas do governo na distância mínima a ser estabelecida entre as casas e as áreas de aplicação de produtos fitossanitários. "Eu moro aqui há dez anos. Há uma estrada que me separa da trama atrás da minha casa. E, no entanto, quando meu vizinho pulveriza seus produtos, isso não me impede de ter olhos que queimam e minha garganta me arranha. É insuportável ", diz a aposentada que atribui as disfunções da tireóide à aplicação de tratamentos químicos.

Como ela, eles são um punhado de Deux-Sévriens, domiciliados em Combrand, Saint-Coutant ou Chizé, que responderam anonimamente, mas a partir de 2016, à consulta nacional lançada pela associação Generations futuros para listar os depoimentos dos moradores " vítimas de pesticidas "(www.victimes-pesticides.fr). Alguns mencionam seus problemas respiratórios, outros a obrigação de lavar as roupas e calafetar em casa a cada vez.

Eric BEDIN não é um deles. Mas o homem, instalado por vinte anos, em Chaban, na comuna de Chauray, também deve lidar com as idas e vindas dos tratores de pulverização do outro lado da cerca. "Nem sempre foi o caso. Deve demorar um pouco menos de dez anos desde que fui exposto a essas práticas, especialmente na primavera. E dia e noite ", disse o último, fotos em apoio."Até onde eu sei, minha saúde não se deteriorou no momento. Meu cachorro tosse por oito dias, se não tiver tempo para recuperá-lo. Mas quem levou um tapa é a biodiversidade. Borboletas de saída, libélulas, grilos, gafanhotos e eu esqueço ", lamenta o último também recuperado que fatalista. "Hoje, não posso fazer nada além de advogar por uma mudança urgente nas práticas. "

Esse desamparo, um assistente de uma pequena cidade no Marais Poitevin, experimentou diretamente o contato com dois cidadãos. "Um dia, quando eles tiveram seus netos em férias e estavam comendo fora, o fazendeiro passou ao meio-dia em torno de sua cerca, pulverizando toda a família e a cozinha cuja porta havia sido deixada aberta. Quando eles vieram à prefeitura para nos contar os fatos, tinham lágrimas nos olhos. Pedimos à Diretoria Regional de Meio Ambiente, Planejamento e Habitação (Dreal). Exceto que o código rural não fornece nada nesta área. Não há espaço para manobra, exceto o diálogo. Foi o que fizeram alguns dias antes, pedindo ao fazendeiro que os avisasse de sua propagação para evitar ser incomodado ... "

Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário