16 de novembro de 2023


 Postagem 4.935

BEDIN V.I.P.

GIANFRANCO BEDIN

 Resultado de imagem para GIANFRANCO BEDIN

  Gianfranco BEDIN

Jogador de futebol do Inter 

Todas as imagens

Gianfranco BEDIN (nascido em 24 de julho de 1945) é um ex-futebolista italiano que jogou como um meio-campista defensivo. BEDIN começou sua carreira na Inter de Milão, jogando pelo time por uma década. Ele fazia parte do time que ganhou a Liga dos Campeões 1965.

Ele também jogou por SampdoriaVareseLivorno e Rondinella. A nível internacional, ele também jogou 6 jogos com a seleção italiana de futebol entre 1966 e 1972.

Hoje é observador em tempo integral do Inter e está feliz ”.

Gianfranco Bedin: o orgulho do meio-campista

bedin-chi-wp


«A minha função era marcar o adversário mais forte, pessoas como Rivera, Eusébio, Pelé        , Sivori…»

 «Adorei e amo o futebol, para mim a educação e o respeito foram fundamentais para o crescimento interno»

Os meio-campistas nascem ou são feitos? Gianfranco BEDIN, de San Dona di Piave, sabe a resposta. Tendo começado como atacante, passou a atuar como meio-campista a mando de Helenio Herrera. O “Mágico”, aliás, teve que substituir Tagnin numa função tão delicada e por tentativa e erro (até Domenghini e Peirò) decidiu atribuir o número 4 àquele jovem da equipa Primavera que corria como um louco. E assim BEDIN colecionou grandes vitórias (títulos de ligas, taças da Champions e Intercontinentais) e grandes adversários (Rivera, Eusébio, Di Stefano, Sivori, Pelé e Neeskens). Muito trabalho...
" Claro que há quarenta anos o médio era o marcador do médio adversário, o jogador mais forte, com a missão de anulá-lo ."


Então, os meio-campistas nascem ou são feitos?


« Eu me tornei um. O treinador viu em mim certas características, uma ótima corrida por exemplo, e no final, de atacante me encontrei no meio-campo, marcando ”.
Tanto sacrifício e pouco reconhecimento...
« Mas sempre foi assim. Naturalmente o atacante, o meio-campista, o meia-atacante sempre faz mais sucesso que os outros, porque ele marca, a imprensa o elogia, o público precisa de alguém com quem se identificar. Na nossa época, Facchetti saiu um pouco do caminho, mas só porque marcou muitos gols para um zagueiro. No entanto, nunca me incomodou ver meus companheiros de equipe na primeira página ”.


Seus desafios com Rivera…


« Definitivamente um dos adversários mais difíceis de marcar. Jogava sempre com a cabeça erguida e quando pegava a bola era impossível tirá-la dele. Sempre tive que estar concentrado, antecipar e incomodar, tocar nele... Quando você tocava neles, jogadores como Rivera se distraíam, se rebelavam, protestavam e não seguiam mais a bola. O mesmo tratamento para Pelé e Eusébio .”


Generosidade e maldade…


« Alt: generoso sim, malvado não. Fui expulso, mas por protesto contra o árbitro, nunca por jogo violento. Toquei, segurei pela camisa, fiz você sentir o hálito no pescoço, mas nunca de forma deslizante, nunca para machucar. Minha força e destreza física me permitiram antecipar, uma das minhas melhores qualidades. Talvez seja por isso que minhas intervenções nunca foram violentas .”


E os objetivos?


" Acho que marquei cerca de trinta gols em todos os campeonatos que disputei ".
Do que você se lembra com mais carinho?
« Num clássico vencemos por 2-1. Suarez me passa a bola, Cesare Maldini tenta me atacar e eu contra-ataco no canto superior a 25 metros. Prazer duplo: grande gol e vitória contra o Milan ."


O que você diz do seu “colega” Lodetti?


« Rapaz honesto, excelente jogador, inteligente em campo, deu geometria à equipa. Uma peça fundamental daquela Milão. Um grande meio-campista, mas acima de tudo um homem muito inteligente ”.


Tem-se a impressão de que o papel do meio-campista era como um “caixão” no qual, durante cerca de vinte anos, ficou guardado o segredo do futebol do passado, feito de grandes lutas, grandes batalhas, mas também de muito respeito e grande lealdade dentro e fora do campo...
« Uma impressão perfeita. Naquela época, lembro-me, falávamos muitas vezes, com Lodetti, com Bertini, sobre aquela camisa 4 e o orgulho com que a usávamos. Tínhamos orgulho de sermos meio-campistas e lutamos todos os dias por essa camisa e por esse número 4 ”


Do San Donà di Piave ao Inter, como aconteceu?


« Por acaso. Joguei em um time local, uma espécie de time juvenil preto e branco. Na verdade, eu estava prestes a me mudar para a Juventus, mas o doutor Cappelli passou por aqui para ver esse jogo. No mesmo dia ele veio me visitar com meu presidente para testar o terreno, para saber se eu estava feliz em ir para o Inter. Quem sabe se eu tivesse ido para a Juventus não teria feito a carreira que tive nos Nerazzurri ."


Seu relacionamento com Herrera?


« A partir do momento em que consegui o número 4, houve grandes exigências. Não só tive que marcar o adversário mais forte para quebrar o jogo do outro time, mas também me recuperar e preparar. Ele acreditou e eu acreditei muito também, porque naquele momento, no momento em que comecei a bola novamente, eu era o homem a mais do time. Herrera se importou muito com isso e talvez naquele mosaico eu fosse a última peça que faltava para completá-lo ”.


Exaltar o módulo de jogo do Inter baseado no contra-ataque?


« Exatamente. Porque era quase impossível que os Riveras, os Sivoris, os Pelés, os Eusebios, os Di Stefanos, uma vez perdidos a bola, tentassem perseguir-me e Herrera repetia-me muitas vezes isso .


O que é o futebol para BEDIN?


« Adorei e amo este esporte mais do que qualquer outra coisa. Para mim foi fundamental, em termos de amadurecimento, crescimento interior, educação e respeito. Venho de uma família muito pobre, o futebol tem me permitido ganhar um bom dinheiro, sustentar a mim e à minha família, apesar disso sempre o vi como uma paixão e não como uma fonte de renda. Chorei pelo futebol e ainda choro, deve significar alguma coisa ”.


Sempre pronto a se sacrificar pelos outros...


« Vou te contar uma coisa. Gostava de correr, de marcar, enfim de ser meio-campista e acho que foi o mesmo com os outros que citamos. Não senti sacrifício, mas satisfação. Pegar aquela bola, chutar aquela bola, até mostrar uma certa força foi uma alegria e fiz isso porque me deu prazer ”.


O que você levou desse papel para sua vida cotidiana?


«Respeito, correção, educação, lealdade, amizade, grupo. Coisas que também trouxe para minha família ."


Arrependimentos?


« Um pouco, o de não ter sido treinador. Por outro lado, comecei com seguros e para mim correu bem. Hoje sou observador em tempo integral do Inter e estou feliz ”.

Gianfranco Bedin (San Donà di Piave, 24 de julho de 1945)
Temporada    Clube    Pres (Redes)
1964-1974    Internacional    225 (20)
1974-1978    Sampdória    112 (6)
1978-1979    Varese    21
1979-1980    Livorno    27 (2)
1980-1981    Engolir    19 (2)


Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário