22 de agosto de 2024


 

 Postagem 5.723

BEDIN V.I.P.

DOMENICO BEDIN


Domenico BEDIN

 

Ferrara, Bedin confessa: «Tenho dois filhos. Me conforta ser querido"
O personagem
Ferrara, BEDIN confessa: «Tenho dois filhos. Me conforta ser querido"

Stefania Andreotti

Ferrara, BEDIN confessa: «Tenho dois filhos. Me conforta ser querido"
O ex-padre na redação: «Nunca negligenciei a vida pastoral e os filhos»

22 de junho de 2024

Ferrara Há poucos dias, quando ainda não havia anunciado o abandono da atividade sacerdotal, participou ao lado de monsenhor Perego na iniciativa contra os suicídios na prisão, e para todos ainda era Dom BEDIN .

Hoje ele é considerado um homem secular, e é preciso um pouco de exercício mental, talvez também dele, para chamá-lo de Domenico. Em uma semana tudo mudou , mas na realidade nada mudou. A pessoa que está à nossa frente é a mesma, pronta para se exaltar com as injustiças, para fazer críticas duras e para brincar sobre isso um momento depois. Mas não se pode negar que no meio há um momento de profunda consciência e não de simples exposição.

« Estou muito bem – tranquiliza BEDIN embora reconheça que o trabalho pastoral é certamente algo de que sinto falta. Tornei-me sacerdote em 1980 , durante cerca de 35 anos trabalhei em todas as áreas da pastoral, desde o ensino em paróquias até em associações católicas. Tive a grande sorte de me especializar em teologia e pude estudá-la e ensiná-la durante trinta anos. A outra coisa notável foi lecionar em escolas secundárias, onde conheci muitos meninos e meninas que moram na cidade e hoje ocupam funções importantes: juízes, médicos e até jornalistas. Depois houve a grande experiência de vida, serviço e relacionamento de 25 anos na paróquia de Sant'Agostino, na Viale Krasnodar ”. Depois de regressar na memória ao caminho da sua vida de sacerdote, Domenico mergulha numa confissão mais íntima, daquelas que acolheu durante muitos anos, dando alívio às almas dos seus paroquianos .

«Posso dizer que tive uma vida pastoral muito intensa. Paralelamente, ao longo dos anos manifestaram-se algumas fragilidades relacionadas com as relações afetivas que me levaram a ter alguns relacionamentos e dois filhos. Sempre expressei esta realidade aos meus superiores e tenho encontrado atitudes extremamente diferentes da parte deles nas decisões que tomam em relação a mim. Até hoje, quando meu histórico de paternidade foi analisado pelo órgão do Vaticano e fui aconselhado a me aposentar para ficar à disposição de meu filho ainda menor. Depois de longa reflexão, decidi eu mesmo pedir dispensa da ordem sacerdotal. Durante estes anos penso que nunca negligenciei nem a vida pastoral nem as crianças, que reconheci”.

Embora esses acontecimentos tenham vazado parcialmente ao longo do tempo, o fluxo de consciência de BEDIN surpreende porque se por um lado lembra um roteiro, por outro parece a mais natural das histórias.

« Reconheço que não fui fiel à promessa do celibato , que envolve a castidade, esperava que esta dificuldade, esta infidelidade pudesse ser compreendida e o exercício do sacerdócio pudesse continuar. Infelizmente isso não é possível, então pedi dispensa. Os meus dois filhos são pessoas verdadeiramente maravilhosas : apesar da dificuldade desta situação, são muito bons e inteligentes. Sinto-me confortado pela dádiva de ser querido por tantas pessoas, por isso não sinto frustração ou julgamento. Além dos meus filhos, muitas outras crianças e jovens abandonados que acolhi me reconhecem como seu pai. Mas não fui consistente com minha escolha inicial. Não procuro circunstâncias atenuantes, mas se tiver que encontrar motivos, estou no caminho educativo do seminário que não tem conseguido me fazer desenvolver uma afetividade equilibrada. Depois, o ritmo de vida workaholic a que me submeti entre os 25 e os 50 anos não me permitiu proteger-me o suficiente. Não cuidei dos meus espaços de equilíbrio interno .”

Que este é um momento delicado também pode ser percebido pela maneira como ele mede suas palavras, que geralmente saem em rajadas. “As centenas de mensagens que recebo fazem-me ter esperança de não ter criado problemas ou escândalos para as pessoas mais vulneráveis ”.

Depois de um longo trabalho no associativismo e na cooperação social, agora BEDIN, embora já reformado, aos 68 anos ainda quer gastar-se e está a construir uma nova comunidade onde vive atualmente com 20 pessoas: as últimas de quem sempre cuidou.

Tradução:Google
Pesquisa:Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário