23 de agosto de 2023


Postagem 4.680

BEDIN V.I.P.

DOM DOMENICO BEDIN 

 Resultado de imagem para Don Domenico Bedin. Tamanho: 181 x 185. Fonte: www.lanuovaferrara.it

Dom Domenico BEDIN 

"Trinta anos de Viale K, mas não sou o herói desta história"

Uma experiência de 100.000 refeições e 10.000 pessoas acolhidas. Padre Bedin: "Anos duros e duros, mas valeu a pena"


Dom Dominic Bedin
Seg, 6 de junho de 2022 - 1753 visitasAbertura / Notícias | Pela Equipe Editoria
por Cecília Gallotta

Trinta anos se passaram desde que um jovem pároco na Krasnodar Avenue revolucionou para sempre a situação social em seu bairro. E desde então, o nome de Don Domenico BEDIN, assim como o da associação Viale K, está intimamente ligado à palavra 'bem-vindo'.

“Mas eu não sou o herói desta história” começa por errar na modéstia, porque até à data os números do Viale K contabilizam 10.000 pessoas acolhidas, mais de 100.000 refeições, 10 gabinetes e 172 voluntários. "Nossa associação deve seus resultados às milhares de pessoas que acreditaram no projeto, e cada uma colocou um tijolo para que ele fosse construído".

Mas como nasceu a associação?

“Começámos com workshops para pessoas desfavorecidas do bairro, toxicodependentes e outras crianças que vinham de internamentos psiquiátricos ou que viviam encerrados em casa, mas a viragem veio em 1992 com a introdução da lei do voluntariado. Dessa forma, os cidadãos tiveram a oportunidade de fazer o possível para responder às necessidades de outras pessoas, algo que até então estava relegado aos eclesiásticos”.

Da toxicodependência às vagas migratórias, porém, não devem ter sido anos fáceis, sobretudo no que diz respeito  à relação com os cidadãos e as instituições .

"Por nada. Foram anos difíceis e difíceis, cheios de conflitos até com meus superiores, que sempre me convidaram para moderar minhas atividades de recepção
. Até o bispo, no início, uma vez me disse que eu deveria ter cuidado dos bons, em vez daqueles que arruinaram meu ambiente. Sem falar nas reclamações da vizinhança e de muitas outras pessoas.

Já houve momentos em que você pensou em jogar a toalha, especialmente diante de reticências e bloqueios?

“Foram inúmeros momentos difíceis, mas valeu a pena não desistir porque a providência sempre colocou no meu caminho pessoas que se revelaram cruciais para a sua superação. Um deles é Martino Dondi, o pai histórico da infame marca de móveis, que comprou a Villa Albertina e a deu à diocese com a obrigação de que fosse gerida por nós no Viale K. Depois deu-me também o terreno onde agora está a cantina atual, e de certo modo podemos dizer que o Viale K também é um pouco 'culpa dele'".

Entre as milhares de pessoas que acolheu nas paredes da associação ao longo das últimas três décadas, contam-se também a vereadora Dorota Kusiak e o vice-prefeito Naomo Lodi.

“Duas pessoas de quem me lembro com coração e sorriso quando estiveram aqui, e com quem ainda tenho uma excelente relação. Dorota era uma garotinha quando veio
para cá com a família, estudava na escola e passamos um período conturbado, mas também frutífero com Nicola. Brigávamos, mas também sempre conseguíamos conversar e nos confrontar”.

Você ainda tem contato com outras pessoas que hospedou? Você sabe como a história deles continuou?

“Mantenho contato com muitos deles, sim, outros me param na rua me lembrando daquele momento crucial de suas vidas quando estiveram comigo. Mas foi também um percurso feito de fracassos, de mortes, de pessoas que nos deixaram. De qualquer forma, sempre me lembro com orgulho das palavras de Ezio, um senhor que fui visitar em um momento sombrio de sua vida, quando foi abandonado por sua esposa e filhos e nunca mais saiu de casa. Ele me disse: 'Lembre-se, Don Domenico, qualquer um que o criticar virá até você se um dia precisar'”.

O que você vê no futuro do Viale K?

“O Viale K não é sustentado pelo carisma de Don Domenico. Muitas vezes ouço todo mundo dizer: 'E quando você for embora? O que nós fazemos?'. Pois bem, tenho a certeza que o Viale K vai continuar, porque ao longo dos anos acolheu não só pessoas desfavorecidas, mas também pessoas de grande profundidade profissional e moral que decidiram ali basear a sua vida e trabalho, fazendo-o coincidir com a sua paixão”.


Tradução:Google
Pesquisa:Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário