27 de fevereiro de 2021

 

Postagem 3.426

BEDIN V.I.P.

 CLAUDINO TOMAZI BEDIN

“Eu tive a prova que no campo é possível ter uma vida boa”

Três gerações da família Bedin atuam no desenvolvimento da propriedade, localizada no distrito de Saltinho


Rodeio Bonito - Destaques - Região - Rural

Publicado em 26/02/2021.

Por:11 - Girassol

 

 
O sonho da maioria dos pais é poder manter os filhos por perto, mesmo depois de crescidos. Este desejo foi atendido e foi além para o produtor rural, Claudino Tomazi BEDIN, morador do distrito de Saltinho, em Rodeio Bonito, pois ele conseguiu garantir a sucessão familiar com o filho Claudecir, atuando junto na propriedade e também com o neto Maicon.

Quando chegou no município, em 1965, Claudino atuava como arrendatário. “Na época, tudo era bem difícil, o trabalho era todo braçal, cansativo. Só em 1990, conseguimos comprar 10 hectares, e mais tarde fomos adquirindo mais terras, com o apoio do Claudecir que sempre foi o meu ‘braço direito’. Ele estudou no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e, para minha alegria, decidiu ficar na propriedade para me ajudar. Com seus conhecimentos, fomos investindo e hoje temos 38 hectares. Trabalhamos especialmente com leite (80 cabeças) e com 1,6 mil suínos, além de plantarmos grãos para subsistência dos animais”, conta BEDIN.

A decisão de Claudecir querer fazer a sucessão foi baseada nos bons exemplos e na dedicação do pai. “A vida toda o pai foi inspiração, sendo nosso porto seguro que nos dá forças para a continuidade dos projetos. Ele sempre trabalhou bastante, atuou com cooperativismo, inclusive foi sócio-fundador da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, e sendo uma pessoa muito esforçada, foi conquistando o que queria. Por isso, eu quis seguir no mesmo caminho, porque tinha certeza que conseguiria garantir o nosso sustento investindo no campo e dando sequência ao que estava sendo feito. Para a nossa alegria, o meu filho mais velho, o Maicon, casou e também optou por ficar conosco. Com mais este suporte, começamos a aplicar recursos em tecnologia, comprando máquinas novas, e evoluindo cada dia mais. Acredito que com a experiência do pai e as ideais de inovação do Maicon vamos ir ainda mais longe”, frisa o filho de BEDIN.

Seguindo os passos do pai, Maicon também estudou para ficar no meio rural. Frequentou três anos na Casa Familiar Rural para se qualificar e aplicar os ensinamentos na propriedade. “Eu sempre quis ficar trabalhando com o pai e o nono, porque eles representam muito na minha vida. Me ensinam, orientam, aceitam minhas opiniões e, assim, crescemos juntos. Por isso, eu quero ficar aqui e dar seguimento ao que eles começaram, tocando os negócios para frente e evoluindo com eles. Eu tive a prova que no campo é possível ter uma vida boa, o que fortalece a minha decisão de permanecer. Dando sequência à sucessão, tenho um filho de sete meses e também gostaria muito que ele ficasse conosco, quando adulto para que tudo o que estamos construindo possa continuar progredindo”, assegura o neto Maicon.

 

O futuro

Apoiados pelo pai, atualmente, o filho e neto administram a propriedade. “Fico muito tranquilo em deixar eles comandarem, porque fazem tudo com muita responsabilidade. Sempre que têm dúvidas, conversamos e construímos saídas juntos. Não tem alegria maior de ver todos trabalhando unidos, porque é um patrimônio gerado pelo esforço de todos nós e vai ficar na família”, observa BEDIN
 

O Sicredi

Para o desenvolvimento da propriedade, a família sempre contou com o apoio da instituição financeira cooperativa. Segundo a colaboradora, Marcia Azevedo, pai, filho e neto são muito cooperativistas e têm visão empreendedora, por isso vão construindo um patrimônio juntos, garantindo a sucessão. Entre os recentes investimentos, a família contou com o ajuda do Sicredi para construção do sistema de compost barn – confinamento alternativo com grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem, sobras de corte de madeira e dejetos compostados. “A família é um exemplo a ser seguido e tem muito aprendizado envolvido, pois participa de cursos e programas do Sicredi, como o Educação Financeira. Isso mostra que aproveitam as oportunidades e, em conjunto, constroem a sucessão familiar”, finaliza Marcia.


Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário