26 de fevereiro de 2024

Postagem 5.347

BEDIN V.I.P.

GIOVANNI BEDIN 

Giovanni BEDIN

Como Giovanni Bedin está reinterpretando as regras da alta-costura

Uma conversa com o estilista veneziano após seu quarto desfile na Semana de Alta-Costura de Paris revela o pensamento por trás de sua abordagem de design.

POR BARRY SAMAHA
Julho 03, 2019


Giovanni Bedin deu mais um salto dentro da indústria da moda. O estilista nascido em Veneza – que divide seu tempo entre Londres, Paris e sua cidade natal – apresentou sua coleção de outono de 2019 na Paris Couture Week, sua quarta desde que fundou sua maison homônima em 2017, e continuou a testar os limites da alta-costura.

Realizada no Hôtel de Crillon, BEDIN apresentou uma coleção jovem de 18 looks composta por vestidos bondage e combos bustier e saia, mostrados em um cenário ornamentado e dourado. As silhuetas eram afiladas, os elementos decorativos eram no mínimo e a paleta de cores era restrita principalmente ao preto e branco – todas características que normalmente não se registram como coleções de alta-costura, que muitas vezes são pensadas como tendo formas volumosas e apliques excessivos. Com mais de duas décadas de experiência em algumas das principais casas de design, BEDIN entende as regras da alta-costura tão bem quanto qualquer um. É claro que sua intenção é não viver deles.

Quando criança, ele foi profundamente inspirado pelo trabalho de Valentino Garavani e Yves Saint Laurent, particularmente seu uso de materiais finos e técnicas obtidas do trabalho em ateliês. BEDIN seguiu o exemplo. Depois de se formar na Universidade Americana de Paris, ele se matriculou na École de la Chambre Syndicale em 1995 antes de ajudar Karl Lagerfeld por três temporadas, e Thierry Mugler por uma. Ele então foi trabalhar na Emanuel Ungaro, projetando sua coleção Pré-Outono para uma temporada. Mais tarde, de 2011 a 2015, tornou-se diretor criativo da House of Worth, a primeira marca de alta-costura, onde desenhou peças para nomes como Katy Perry, Lady Gaga e Kate Moss.


Informado por essas experiências, BEDIN é um rolodex virtual de referências – algo que ele está fazendo bom uso com sua própria marca. A desossa visível em seus topos espelha a corsa de Charles Frederick Worth; as bainhas curtas e babadas tomam depois de Ungaro; os tons de alto contraste são muito Lagerfeld. Há também pedaços das silhuetas apertadas de Azzedine Alaïa e a propensão de Gianni Versace para usar motivos de escravidão, como visto durante seu desfile esta semana. Ele está formulando sua própria identidade, e ainda precisa de algum amadurecimento para chegar ao nível de seus ídolos. Dito isso, ele está começando bem.

Antes de seu desfile de alta-costura no outono de 2019, Surface conversou com BEDIN sobre sua linha, processo criativo e por que as coleções de alta-costura ainda são viáveis.

Foto gentilmente cedida por Giovanni BEDIN.

Por que você decidiu se aventurar por conta própria?
Porque eu senti que eu tinha algo a dizer. Eu cresci inspirado por designers com grandes personalidades que foram capazes de definir seu próprio estilo. A moda [prêt-à-porter] hoje é muito sobre formas populares e ser seguro. A alta-costura, no entanto, é um serviço feito sob medida. Qualquer coisa pode ser alta-costura, desde que seja feita sob medida para um cliente. O resto é uma questão de estilo e gosto. Será sempre relevante.

Você realmente acha que a alta-costura ainda é uma commodity viável?
Não é tão grande como costumava ser e a cultura mudou muito, mas ainda é importante promover a imagem de uma marca e impulsionar todos os outros produtos. É importante criar o sonho, especialmente para casas grandes. Dito isso, designers menores ainda podem ter negócios razoáveis – se forem competitivos com seus preços. Eles não precisam cobrar pelo marketing e comunicação, apenas pelo produto e pelo serviço. Mas sempre haverá mulheres que querem ter uma peça única.

Como você descreveria a estética da sua marca?
Minha abordagem é sobre as raízes reais da moda, e menos sobre marketing. É sobre o produto, as roupas e bens bem feitos de valor que valem o seu dinheiro. Não se trata de sapatos e bolsas. Todos nos lembramos do fato Le Smoking de Yves Saint Laurent; jaquetas bouclé da Chanel; e Madame Grès drapeado. A alta-costura é tecnicamente mais complicada, com roupas que abraçam o corpo.

Qual é a diferença em relação aos outros do setor?
Estou construindo meu próprio DNA que segue uma estética limpa. Eu uso materiais [respiráveis] como algodão e camisa lisa. Eu me inspiro no passado e traduzo para hoje com meu conhecimento. Dou aos meus clientes vestidos estruturados que não dominam o corpo. Na verdade, eu amo trabalhar perto do corpo. Quanto mais perto você leva o tecido do corpo, mais difícil é fazer o vestido caber – a menos que seja malha. É mais interessante, mais sexy e muito mais desafiador. O desafio me emociona.

Giovanni BEDIN Coleção de alta-costura outono 2019. Foto gentilmente cedida por Giovanni BEDIN

 

Como estão procurando refinar sua assinatura a cada coleção?
Trabalho constantemente na minha estética, reunindo diferentes influências – de filmes, pinturas, amigos, livros. Um dos meus filmes favoritos é The Night Porter, de Liliana Cavani, estrelado por Charlotte Rampling, que sempre me inspira. Também trabalho muito com peças históricas, buscando detalhes que funcionem para os dias de hoje. No entanto, prefiro olhar para uma imagem vintage, em vez de analisar uma peça vintage em si. Isso me permite dar minha própria interpretação e adicionar minhas próprias habilidades técnicas.

O que inspirou sua última coleção na Paris Couture Week?
Não gosto de relatar as referências precisas de uma coleção. É um misto de inspirações. Eu filtro diferentes emoções e traduzo isso em um vestido. Vou dizer que gosto muito das linhas do pescoço de "Madonnas", de Leonardo da Vinci.

Como você está procurando expandir seu negócio internacionalmente?
Cada peça estará disponível para um pedido feito sob medida e personalizado para um único cliente. Eu uso o que é apresentado na passarela como ponto de partida e depois adapto ao estilo de vida e ao tipo de corpo [do cliente]. Em seguida, crio looks semelhantes que serão distribuídos em tamanhos regulares pelos principais varejistas. É a mesma estética, o mesmo gosto, mas, novamente, um tipo diferente de serviço.


Tradução:Google
Pesquisa:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário