28 de julho de 2014

Postagem 188
BEDIN V.I.P

DURVALINO BEDIN




Ao Mestre, com carinho! - Edeliar, ela mesma.



  
Quando recebi o convite para escrever para o Portal de Cruzeiro do Oeste, fiquei muito feliz. Ansiosa, temerosa, mas feliz. É mais uma oportunidade de fazer o que fiz minha vida inteira: ler, escrever, interpretar, refletir, questionar e COLABORAR COM A EDUCAÇÃO

Este é o primeiro texto que escrevo. Gostaria de dedicá-lo a alguém que foi muito importante na minha vida: meu professor de Língua Portuguesa Durvalino BEDIN. Não porque ele não está mais entre nós, mas porque foi o primeiro professor que me abriu as portas para um mundo novo: o mundo da palavra.

Tenho claras em minha memória suas aulas na 6ª série, no Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste. Ele vistava os cadernos dos alunos e escrevia BEDIN. No final do bimestre, contava a quantidade de vistos. Cada BEDIN era guardado como um troféu. (Era um tempo em que os alunos valorizavam a nota, e principalmente faziam tarefa).

Simpático, comunicativo, quando minha mãe ia às reuniões de pais, ele sempre tecia algum elogio. Para uma garotinha nada especial aos olhos do que era considerado “uma garota especial”, ser elogiada por algo que eu gostava de estudar, era o máximo.
O tempo passou, ele novamente na 7ª série, no Ensino Médio no Colégio Anchieta, sempre ele. Fiquei “craque” em Verbo de tanta aula com o professor “Verbolino”, sem contar Redação, Análise Sintática, Literatura, etc.

Tornamo-nos colegas de trabalho: dois professores. O mesmo orgulho que sinto quando reencontro meus alunos, via em seus olhos. Orgulho de professor, de professora que investiu e o resultado foi a formação de uma pessoa de caráter, uma pessoa do bem.

Com esse professor aprendi a ser firme, sem ser dura. Aprendi a ser amorosa com meus alunos sem ser melosa. Aprendi quando abrir espaço e quando impor limite em sala de aula. Aprendi a respeitar para ser respeitada. Porém, aprendi, principalmente, que a Disciplina de Língua Portuguesa tem para meus alunos, o valor que eu, professora, atribuo a ela.

Parte do que escrevi aqui, tive oportunidade de dizer a ele em vida. Outra parte, espero em Deus dizer sempre com ações na minha profissão.

Obrigada BEDIN, e através de você, obrigada a outros professores de Língua Portuguesa que também me ajudaram: Diva Goulart, Eneida Frederico, Cida Silva, José Cândido, Eulália Moura Duarte e ao Lucas Mocelin.

Meu agradecimento especial também aos professores das demais Disciplinas, pois durante a minha trajetória escolar, não desenvolvi apenas a inteligência Linguística: Mamoru Kurihara, Lurdes Moretto, Martinho, Arnaldo, Dr. Laércio, Dra Vera, Maria da Penha, Sueli Soraci, Dirce Alves, Evanira, Renildes, Georgete, Maria José Nóbrega, Fernanda Vieira, Carlos Vieira, Mário Vieira, Lurdes Botan, Aúrea, Silvelena, Maria de Lourdes Alvarenga, Ieda, João Maria Castanho, Ivanilde, Ari Rocha, Ari Rodrigues, João da Luz, Egídio, Teresinha Cruz, Sandra Botaccin, Basília Colombari, Lucinha Gomes e Cayuela.

Com esa coluna dedicada a alguém em especial e a tantas pessoas especiais, quero dizer que vou realizar um sonho: mostrar que mesmo diante de tantas barbaridades que lemos, ouvimos, ou escrevemos, sempre é possível ser mais seletivo e apreciar uma boa leitura, escrever um texto que atinja o interlocutor, além de procurar ouvir ideias que nos ajudem a crescer. É a isso que me proponho na coluna EDUCADORA.COM
“E assim caminha a humanidade...”
Pesquisa da internet


Um comentário:

  1. Tenho a maior saudade e o maior carinho pelo Bedin (Durvalino), tanto pelo professor e pelo Bedin mesmo. Não, não mesmo, não poderia ter ido tão cedo lá pro alto.

    ResponderExcluir